O Maisfutebol desenvolveu um projeto inovador no jornalismo português, convidando jogadores e treinadores a descreverem as suas experiências fora do país. As Crónicas Made in Portugal representam um desafio para os profissionais de futebol, já que os textos são escritos na primeira pessoa, sem perguntas pelo meio.

O projeto teve início em 2012 e tem sido um sucesso, graças ao esforço e à disponibilidade de mais de meia centena de portugueses que vivem do futebol lá por fora, nos mais diversos pontos do planeta.

Os jogadores e treinadores relatam episódios de carreira, alegrias, tristezas e curiosidades. A adaptação a uma nova realidade nem sempre é fácil, mas essas experiências fazem-nos crescer sem atenuar as saudades que todos sentem de casa.

Não sendo uma tarefa fácil, pois vários textos mereceriam o destaque, aqui ficam dez das melhores Crónicas Made in Portugal ao longo do ano de 2013.

Manuel Madureira e a pomba branca no Congo
O treinador português teve uma experiência inesquecível nos Diables Noirs da República Democátrica do Congo. Cada texto implicava o relato de um episódio fora do normal, habitualmente relacionado com feitiçaria. Em janeiro de 2013, Manuel Madureira contou que um dos seus jogadores quis entrar em campo e largar uma pomba branca. A pomba tinha um fio na pata direita com uma reza escrita a carvão e moída num papel branco. Tudo para ganhar o jogo e não se lesionar. A pomba voou apenas três ou quatro metros e ficou pousada no relvado, até que o secretário geral do clube decidiu esmagá-la com o pé. A equipa de Manuel Madureira venceu o jogo mas o português teve de substituir o referido jogador, aos dez minutos, devido a lesão.

João China, Quaresma, Carlos Martins e a nave de Alvalade
As Crónicas Made in Portugal não se esgotam na atualidade. Por vezes, jogadores e treinadores recordam o passado, contam episódios de antigamente, alguns deles deliciosos. João China, que esteve na Ucrânia e joga agora no Chipre, passou pela formação do Sporting e não esquece os feitios especiais de Ricardo Quaresma e Carlos Martins. As histórias que contam são elucidativas. Por outro lado, recorda as peladas às duas da manhã na antiga Nave do Estádio de Alvalade. Eram outros tempos nas camadas jovens do Sporting, antes da Academia. Vale a pena recordar.

Diogo Nobre e os jogos que começam com penálties
Diogo Nobre é um jovem treinador português à descoberta da Finlândia. Entre vários episódios, destaque para uma regra original na taça regional de Turku, que admite equipas desde o terceiro ao sexto escalão. «O jogo começa com marcação de penálties para haver uma hipótese para a equipa abaixo! Passo a explicar: se uma equipa da 6ª divisão joga contra uma da 5ª divisão, tem direito a marcar um penálti no início do jogo! Se jogasse com uma da 4ª seriam dois penálties e da 3ª, três penálties! Espetacular!»

Paulo Morgado e as viagens de barco pelo Amazonas
Paulo Morgado está na Amazónia desde 2011 e orienta agora o Manaus Futebol Clube. Recentemente, tornou-se o primeiro português a conquistar um título no futebol profissional do Brasil. Entre várias caraterísticas únicas, é notória a ligação ao rio Amazonas. Aliás, é por ali que se fazem muitas das viagens entre as cidades. «No último jogo, precisávamos de apenas um empate para conquistar o título. Ganhámos por 4-1. O jogo tornou-se fácil para nós porque o CDC de Manicoré veio de barco, demoraram dois dias e meio a chegar. Não têm dinheiro para vir de avião e não havia duas lanchas rápidas disponíveis. Tiveram de vir num barco grande, dois dias e tal sem treinar, a dormir em redes, não é nada fácil. Eu pelo menos não aguento dormir em redes, em 15 minutos fico cansado. Prefiro a cama. Resumindo: quando chegam a Manaus, chegam mortos, por assim dizer.»

Adeus de Nuno Marques por um futuro melhor
Nuno Marques, antigo guarda-redes do Benfica, emigrou para a Noruega há vários anos e demonstrou sempre uma preocupação fora do normal pelo futuro. Por lá, apostou nos estudos enquanto deu continuidade à sua carreira e, recentemente, decidiu pousar as luvas. Perante uma oportunidade interessante, um futuro a trabalhar para a segurança social do país nórdico, encerrou a sua carreira profissional aos 32 anos. Um exemplo.

Pedro Oliveira e o orgulho português em Paris
Pedro Oliveira representa atualmente o Cretéil-Lusitanos e aceitou o desafio do Maisfutebol para escrever sobre o duelo entre Portugal e Suécia no play-off de acesso ao Mundial. Foi interessante perceber a influência de Zlatan Ibrahimovic na capital de França, mesmo junto de jogadores brasileiros. Os franceses também picaram o jogador português, mas este foi sempre respondendo à medida. Pedro Oliveira participa semanalmente num programa da Rádio Alfa Paris e nunca esconde o seu orgulhoso em ser português.

Diogo Fonseca num testemunho que merece reflexão
Diogo Fonseca foi um dos últimos reforços de qualidade no Maisfutebol, a par de Chico e Bruno Carvalho. Os três relatam experiências fora do país e o avançado acrescenta uma história que merece reflexão, num texto longo que chegou a ser partido em duas Crónicas. Bem escrito e ponderado. Diogo Fonseca estreou-se na Liga aos 18 anos, foi apontado como o novo Pauleta mas percebeu que no futebol nem tudo é um mar de rosas. Atualmente representa o FC Brasov da Roménia.

Marco Paixão evolui enquanto escreve para o Maisfutebol
O avançado colabora com o Maisfutebol desde a época passada e os leitores têm conseguido, como tal, acompanhar a evolução de um jogador que, atualmente, é dos melhores marcadores portugueses lá por fora. Marco Paixão trocou o Chipre pela Polónia e por lá vai conquistando popularidade. Pelo meio, já fez uma viagem de comboio para chegar a um jogo e diverte-se com alguns companheiros de equipa em animadas corridas de karts.

Vitinha e pancadaria entre jogadores e adeptos rivais
A experiência de Vitinha no Ludogorets Razgrad tem sido sensacional. O lateral português chegou à Bulgária, a uma equipa que tinha subido de divisão, e foi logo campeão. Mais um ano, mais um título e o sucesso fora do país. O Ludogorets está a surpreender na Liga Europa. Na Bulgária, não se livra de episódios menos felizes, como este que Vitinha descreve: o dia em que adeptos do Beroe conseguiram entrar em confronto com jogadores do Ludogorets, durante um treino. Um dos companheiro de equipa de Vitinha foi parar ao hospital.

Jorge Rodrigues grava um vídeo de natal na Estónia
Jorge Rodrigues é um embaixador português na Estónia, onde representa o Nomme Kalju. Recentemente, a equipa teve de recorrer aos veículos dos próprios adeptos para não falhar o encontro referente à última jornada do campeonato. Uma história incrível. Mas Jorge Rodrigues não conta apenas as histórias. Gosta de as mostrar. Na última crónica de 2013, fez questão de tirar uma fotografia com o bacalhau em sua casa na Estónia, onde vai passar o natal. Para além disso, convenceu os seus companheiros de equipa a gravar uma mensagem natalícia em vídeo, para ser divulgada em Portugal através do Maisfutebol. É esse o espírito das crónicas Made in Portugal.