A 5 de Junho de 2000, no primeiro dia de existência, Maisfutebol noticiava a transferência de Paulo Bento: o médio tinha acabado de trocar o Oviedo pelo Sporting, antes de viajar com a Selecção para a Holanda, onde se tornou um dos protagonistas de uma campanha de boa memória.

Na primeira das entrevistas de década, em conjunto com a TVI, com que pretendemos assinalar os 10 anos de Maisfutebol, pedimos ao ex-técnico dos leões para nos fazer o seu balanço de uma década marcante para o futebol português. Começando precisamente por esse Euro-2000, que colocou a Selecção entre as potências europeias e fez subir as expectativas para um Mundial-2002 que permaneceu como a maior decepção dos últimos dez anos. «O grupo era semelhante, mas os resultados foram completamente distintos», lembra o antigo médio, que aponta dois factores decisivos para a decepção coreana: má preparação e «algum facilitismo».

A transição de jogador para técnico, as marcas do Euro-2004, já como espectador, e a passagem pelos escalões de formação do Sporting são outros temas abordados na primeira parte da entrevista que pode ver no link abaixo.

Paulo Bento: uma década em revista (I)