Sim, vivemos em tempos de crise e provavelmente será muito complicado encontrar o dinheiro para organizar isto tudo, mas talvez nem seja má ideia fazer regressar o circo da Fórmula 1 ao Estoril, pois será uma enorme alavanca para o turismo nacional. O autódromo está lá, tem condições, pelo que os dias gloriosos podem regressar em breve.

A boa notícia de que o circuito volta a estar habilitado para receber provas de Fórmula 1, depois de receber a homologação máxima de Grau 1 pela Federação Internacional Automóvel (FIA), surgiu esta terça-feira. O anúncio foi feito pela Parpública, empresa que gere o circuito, explicando que a homologação aconteceu após uma inspeção da FIA realizada a 7 de agosto, com o objetivo de renovar a licença do circuito.

O grau 1 é o nível mais elevado na homologação para circuitos automobilísticos concedido pela FIA, sendo uma condição essencial para que possam receber Grandes Prémios de Fórmula 1. «Desde 2000, o Circuito do Estoril teve sempre a homologação de Grau 2+1T, que apenas permitia a realização de testes de Fórmula 1, pelo que o nível agora conseguido constitui um upgrade, que possibilita o regresso das grandes competições ao Circuito», indicou a Parpública em comunicado.

Atualmente, a pista não está incluída no calendário de nenhuma grande prova internacional, tendo perdido este ano o MotoGP. O último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 realizou-se a 22 de setembro de 1996 e foi ganho por Jacques Villeneuve (Williams). Curiosamente, foi devido à falta de condições de segurança que o Estoril ficou afastado do calendário do campeonato do mundo. Terminavam 12 anos de corridas ininterruptas no circuito com um perímetro de 4,18km, que trouxeram a Portugal históricos como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell ou Michael Schumacher.

Testes para começar

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) vai começar a trabalhar para incluir o Autódromo do Estoril no calendário de testes de Fórmula 1 na próxima temporada. «A Federação vai tentar mexer-se para que, pelo menos, os testes (de Fórmula 1) venham para cá», disse Manuel Mello Breyner à agência Lusa.

O presidente da FPAK reconheceu que a organização de um Grande Prémio é, no momento presente, «sempre longínqua», aduzindo dois argumentos, um dos quais a crise financeira que o país atravessa. «Será que Portugal está disposto, neste momento, a pagar o custo para ter um Grande Prémio de Fórmula 1», interrogou-se Manuel Mello Breyner, lembrando que a organização das corridas custa «muito dinheiro», embora sem conseguir precisar uma quantia aproximada.

Por outro lado, recordou que a Fórmula 1 «anda a espalhar-se pelo mundo fora» e a reduzir as corridas na Europa: «Não sei até que ponto vão deixar de fazer um Grande Prémio fora da Europa, para o fazer na Europa».

No próximo ano «vai passar a haver mais testes de Fórmula 1 do que até agora» e, se o clima continuar a favorecer Portugal nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando o frio assola a Europa, «haverá condições» para conseguir trazer os testes para o Estoril, frisou.

Uma história importante

A primeira corrida a contar para o mundial de Fórmula 1 realizada no Estoril aconteceu a 21 de outubro de 1984, numa prova que decidia o título. Nelson Piquet saía da pole-position, Alain Prost venceu a corrida, Niki Lauda segurou o título.

A partir daqui a história foi seguindo. Portugal integrava o calendário anual e a corrida começava a ganhar tradição. Prost e Nigel Mansell, com três vitórias cada, foram os pilotos mais bem sucedidos em solo lusitano. A Williams, com seis triunfos, foi a equipa que mais ganhou.

A prova portuguesa fica, também, marcada por ter sido palco da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1985.



No último grande prémio de fórmula 1 realizado no Estoril o vencedor foi Jacque Villeneuve, que corria pela Williams. Nos outros dois lugares do pódio estavam Damon Hill (também pela Williams, que viria a ser campeão do mundo nesse ano) e Michael Schumacher. O português Pedro Lamy marcou presença e terminou a prova em 16º e último lugar, na sua última época na Fórmula 1, quando representava a equipa Minardi.

Confira a lista de vencedores:

1984- Alain Prost (McLaren)
1985- Ayrton Senna (Lotus)
1986- Nigel Mansell (Williams)
1987- Alain Prost (McLaren)
1988- Alain Prost (McLaren)
1989- Gerhard Berger (Ferrari)
1990- Nigel Mansell (Ferrari)
1991- Riccardo Patrese (Williams)
1992- Nigel Mansell (Williams)
1993- Michael Schumacher (Benetton)
1994- Damon Hill (Williams)
1995- David Coulthard (Williams)
1996- Jacques Villeneuve (Williams)