*por Pedro Lourenço Jorge

Niklas Moisander, defesa central do Ajax, prevê um «jogo emotivo» frente ao Benfica, para a Eusébio Cup. No lançamento do jogo deste sábado, o defesa finlandês falou também de Sergio Romero, o guarda-redes argentino que está a caminho da Luz e que Moisander conhece bem: «Mostrou o que vale no Mundial.»

«Depois da saída de Romero, do AZ para o estrangeiro [Sampdoria], fiquei surpreendido por não ter tido mais tempo de jogo» afirmou o agora defesa do Ajax, antigo colega de equipa de Romero no clube de Alkmaar.

Ao lado de Moisander nesta conferência de imprensa que decorreu no Estádio da Luz nesta sexta-feira esteve o treinador do Ajax, Frank de Boer. O treinador holandês antevê um jogo especial pela memória de Eusébio, «um dos melhores jogadores de sempre».

Nesta sábado jogar-se-á a 7ª edição da Eusébio Cup; a primeira desde que o «pantera negra» faleceu. Em campo vão estar frente a frente dois clubes que conquistaram o 33º campeonato nacional neste ano. E de Boer já olha para além da pré- época.

O treinador dos holandeses não quer apanhar o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. «Não vejo jogos do Benfica na Liga portuguesa, mas apresenta-se sempre bem nas competições europeias», sustentou o técnico assumindo admiração pelo seu adversário de amanhã: «Respeito Jorge Jesus por colocar duas vezes consecutivas o Benfica em finais europeias.»

De Boer não deixou também de comentar o número de saídas do plantel benfiquista: «Jorge Jesus consegue sempre formar boas equipas. Se isto acontecesse no Ajax, olhava de imediato para a nossa escola. É essa a nossa filosofia.»

E o holandês pronunciou-se ainda sobre dois jogadores do Benfica, por sinal, que estiveram no radar do clube holandês, mas que foram para a Luz: Filip Djuricic e Ola John.

Frank de Boer reconhece dois talentos. «Djuricic, se tivesse vindo para o Ajax tinha jogado mais». Sobre Ola John, o técnico holandês também reconhece valor: «Os jogadores podem ter uma fase menos boa, mas acredito que possa fazer uma boa época.»