Xabi Alonso foi anunciado como jogador do Bayern Munique. O Real Madrid comunicou ter chegado a acordo com os campeões alemães pela transferência do médio espanhol.

Depois do anúncio, Xabi Alonso falou à imprensa, no Santiago Bernabéu.

«Foi a decisão mais complicada da minha vida. Queria ser honesto com o Real Madrid e temos de saber quando dizer adeus. É muito difícil.

Agradeço muito ao presidente e a José Luis Sánchez tudo o que fizeram. Também aos meus três treinadores: Pellegrini, Mourinho e Ancelotti. Permitiram-me crescer. Também aos meus companheiros. Sem eles não tínhamos conquistado nada. Temos rido e chorado. Ganhámos a Décima [o Real Madrid conquistou a 10º Taça/Liga dos Campeões Europeus]. Um sonho. A todos os empregados do clube. Tornaram-nos a vida muito mais fácil. E, claro, muito agradecido aos adeptos. Desde o primeiro dia que me fizeram sentir em casa. Deram-me todo o carinho.

O interesse do Bayern é recente, surgiu nas últimas semanas. Desde que vencemos a Décima que vejo que há um novo ciclo para todos.

Ninguém no clube queria que saísse. Foi uma decisão minha. Sempre me respeitaram. Sempre tive o apoio do treinador. Foi uma sensação. Chegou o momento de ir-me.

Preciso de certas motivações, novos estímulos. Se calhar, aqui acabaram com a Décima. Necessito de mudar para estar ao máximo nível.

Com Pep Guardiola vou aprender. Durante estes anos tive grandes treinadores. O Bayern é um grande clube que vai lutar por tudo. Se saio porque não ia jogar muito, com Kroos? É um grande futebolista, creio que íamos jogar muitos minutos juntos. A decisão está para lá disso. O Real Madrid tem tudo planeado. O meio-campo está bem coberto, não creio que se note a minha ausência. O Madrid tem grande plantel.»