O V. Guimarães é a equipa portuguesa que apresentou até agora mais jovens em campo nesta temporada, mas ainda assim fica abaixo do top 50 na análise a 31 ligas europeias. Os dados, recolhidos pelo CIES/Observatório do futebol, mostram ainda que os grandes campeonatos não são aqueles onde mais se aposta em jogadores mais novos.

Chega da Ucrânia o clube com média de idades mais baixa entre os jogadores já utilizados esta época no principal escalão. É o Stal Kamianske, com um valor impressionante de 21.7 anos de média de idades.

O primeiro clube das «Big 5», as principais Ligas europeias, a entrar na lista é o Lille, treinado por Marcelo Bielsa. É sexto no total e tem média de idades de 22.9 anos. Para isso contribuiram já dois portugueses. Edgar Ié, 23 anos, que tem sido opção regular, e Xeka, de 22 anos, que jogou até final de agosto no Lille e foi entretanto emprestado ao Dijon.

O RB Leipzig, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, também aparece lá por cima, na 12ª posição, com média de 23.37 anos para os jogadores que utilizou na Bundesliga.

De resto, em todo o top 100 só há 15 jogadores das cinco maiores Ligas. E a maioria estão na Alemanha (7) ou em França (6, sendo que o Mónaco de Leonardo Jardim não está entre eles). Espanha e Itália estão representadas apenas por uma equipa, respetivamente o  Valência, com os portugueses Gonçalo Guedes e Ruben Vezo (25.06 de média), e o Milan, com o avançado português André Silva (21 anos) a contribuir para baixar a média, que está nos 24.73 anos. Inglaterra, por outro lado, não tem nenhum clube no top 100. A equipa mais jovem da Premier League, o Newcastle, só aparece na 113ª posição.

Portugal segue a tendência das grandes Ligas. Apenas três clubes no «top 100» entre os mais utilizados nas seis primeiras jornadas da Liga, curiosamente todos do Minho. Antes de mais o V. Guimarães, com média de 24.73 anos. O que não se reflecte numa aposta em jovens portugueses. O clube, que foi destaque na semana passada por ter usado na Liga Europa um onze sem qualquer jogador europeu, não tem de facto apostados muito em jovens nacionais. O jogador português mais utilizado na Liga é João Aurélio, que tem 29 anos.

Os outros clubes portugueses citados no top 100 são o Sp. Braga, com média de 25.03 anos, e o Moreirense, com 25.26.

Os 20 clubes com média de idades mais jovens nas Ligas Europeias

Fonte: CIES/http://www.football-observatory.com

*entre parêntesis o número de jogos disputados para o campeonato