A UEFA vai homenagear João Silva, antigo massagista do Belenenses e da selecção nacional, no decorrer da tradicional gala anual do órgão máximo do futebol europeu, marcada para a 26 de Agosto, no Sporting Clube de Monte Carlo.
A gala, que assinala o início da nova época e se realiza na véspera da Supertaça europeia, que poderá contar com a presença do F.C. Porto, caso esta noite vença o Mónaco, vais ervir ainda para homenagear mais seis personalidades que a UEFA considera que prestaram excelentes serviços ao futebol europeu.
«Não esperava esta atenção da UEFA, que se dignou a convidar-me pessoalmente para estar presente na sua gala. Embora esteja ciente que dei muito ao futebol, jamais me passou pela cabeça justificar uma tal atenção. Mas, felizmente, alguém reconheceu o trabalho e dedicação de tantos anos», contou o antigo massagista à Agência Lusa.
João Silva iniciou a carreira em 1943 no Belenenses e, actualmente, continua ligado ao clube do Restelo como dirigente no atletismo. Ao longo de quase sessenta anos, João Silva trabalhou com médicos como Silva Rocha e Camacho Vieira. «Foram dois grandes mestres, com os quais aprendi muito, especialmente o dr. Silva Rocha, a quem dedico desde já esta homenagem da UEFA», contou ainda João Silva.
Ao serviço das selecções, João Silva esteve no Campeonato do Mundo de 1966, na Inglaterra, e no Mundial de sub-20, em 1989, na Arábia Saudita, onde Portugal conquistou o seu primeiro título mundial.
O homenageado vai viajar para o principado na companhia do seu filho Pedro Silva, que exerce funções no corpo clínico do Belenenses. «A UEFA mandou convite para um acompanhante e outro não podia ser que não o meu filho, até porque foi ele que, falando inglês, leu o conteúdo da carta remetida pela UEFA para minha casa», contou ainda o antigo massagista.
Há poucos anos, Paulinho, carismático roupeiro do Sporting, também foi alvo de uma homenagem semelhante na gala da UEFA em Monte Carlo.