Jerzy Dudek, guarda-redes que terminou a sua carreira no Real Madrid, revelou alguns segredos do clube no livro Under pressure. O antigo internacional polaco relatou a forma como José Mourinho reagiu à copiosa derrota em Camp Nou, frente ao Barcelona, a 29 de novembro de 2010.

Mourinho pediu ao grupo para assumir o desaire e não baixar os braços. Apelou ao orgulho dos jogadores, dizendo que o campeonato ainda não estava perdido. O Barcelona venceu o título no final dessa temporada mas o português levaria o Real Madrid ao troféu na época seguinte.

«Depois do jogo, era o caos total no balneário. Alguns jogadores estavam a chorar, outros estavam a discutir, alguns olhavam para o chão. Então, entrou Mourinho no balneário», recorda Dudek.

Aqui fica a reação do português, relatada no livro do guarda-redes polaco: «Sei que isto vos dói muito. Para muitos de vocês, deve ser a pior derrota da carreira. Eles estão felizes e parece que ganharam o campeonato, mas vou apenas um jogo. É apenas o começo, ainda falta muito para o título», começou por dizer Mourinho.

«Amanhã dou-vos o dia livre, mas não quero que fiquem em casa. Vão com as vossas famílias, filhos e amigos dar um passeio pela cidade. As pessoas devem ver que vocês conseguem superar isto. Os adeptos podem falarvos sobre a derrota, mas não se escondam. Têm de mostrar a vosa força», rematou o técnico luso.

Dudek ficou impressionado, tal como os restantes jogadores. «Pensei: maldito seja, o que ele nos está a dizer faz sentido. Percebi a importância da psicologia no desporto. Também percebi nesse momento que Mourinho é um grande especialista e um grande psicólogo», concluiu o antigo guardião.