Os árbitros abdicaram dos pedidos de dispensa apresentados no final de novembro, e que se aplicavam aos jogos do próximo fim de semana.

A informação foi confirmada pelo Maisfutebol junto da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), nesta sexta-feira. Nos últimos dias os árbitros comunicaram individualmente ao Conselho de Arbitragem (CA) que, afinal, estavam disponíveis para os jogos do fim de semana.

As nomeações para as competições profissionais avançaram assim sem restrições, em traços gerais, embora uma vez mais o CA tenha optado por não divulgar o quadro de nomeações à quinta-feira, como era habitual. Nas últimas semanas as escolhas do órgão liderada por Fontelas Gomes têm sido anunciadas no próprio dia dos respetivos jogos.

A decisão de retirar os pedidos de dispensa não significa, porém, que o assunto esteja encerrado. Os árbitros ainda não estão satisfeitos com a resposta dada até aqui às reivindicações apresentadas a 23 de novembro, precisamente quando foram anunciados os pedidos de dispensa, que teriam efeito num período regulamentar de 20 dias.

Não está excluído, portanto, que os árbitros tomem uma nova posição nos próximos tempos.