Os incidentes relacionados com racismo e discriminação aumentaram no futebol inglês, segundo dados divulgados pela organização Kick It Out, que revelou ter recebido 184 relatos de discriminação , entre agosto e 28 de dezembro de 2014. Estes números revelam um aumento de mais de 48 casos em relação ao mesmo período do ano anterior (136). A Federação inglesa, segundo o Guardian, fala num aumento de 70 por cento das denúncias deste tipo de casos.


Os números divulgados pela Kick it Out apontam para 117 casos de racismo e 32 de antissemitismo, mas o problema é mais grave do que aquilo que os números demonstram. Os relatos de sexismo também aumentaram para 13, quando no ano anterior, durante toda a temporada tinham sido apenas dois. No campo da discriminação relativa à orientação sexual, passou de 5 para 15.


As estatísticas surgem numa altura em que a polícia britânica investiga três casos de racismo protagonizados por adeptos do Chelsea, além do incidente com os apoiantes do West Ham que cantaram músicas racistas no metro londrino.