A cidade de Barcelona acolhe este fim-de-semana o primeiro encontro de Peñas (Casas de clube) Gays e Lesbianas de Clubes de Futebol. A reunião tem como principal objectivo erguer o protesto sobre qualquer tipo de discriminação racista ou homofóbica no mundo do futebol.
O certame é organizado pela Federação Europeia Gay e Lesbiana dos Desportos, pela Rede Contra o Racismo na Europa e ainda pela Peña barcelonista de Gays e Lésbicas. Nele marcam presença entidades da Alemanha, Irlanda, Inglaterra, França, Suíça e Espanha.
O momento mais esperado do encontro está marcado para o Estádio Camp Nou, minutos antes do início do jogo entre o Barcelona e o Sp. Gijon. Numa das paredes exteriores do recinto será desfraldada uma placa alusiva à cerimónia.
A Peña de Gays e Lésicas do Barcelona existe há alguns meses e é seguidora de uma ideia com raízes na Bundesliga. O Hertha Berlim, o Borussia Dortmund e o Estugarda foram os primeiros clubes do mundo a terem um grupo de apoio organizado com estas características.