A selecção espanhola de basquetebol sagrou-se este domingo campeã do mundo no Japão, frente à Grécia. O resultado (70-47) não deixa dúvidas sobre a justiça da atribuição do ceptro mundial.
A Espanha fez um Mundial de grande nível, ganhando todos os jogos, não perdendo sequer qualquer jogo de preparação. A final causava alguma apreensão nos adeptos espanhóis pela ausência por lesão do jogador mais influente do conjunto, Pau Gasol, mas os jogadores não se atemorizaram, mostrando grande força colectiva, enquanto o seu «capitão» vibrava no banco de suplentes.
A estratégia do seleccionador Pepu Hernández deu resultado e a Espanha conseguiu ganhar o seu primeiro Mundial de basquetebol na categoria sénior. O poderio ofensivo espanhol foi superior a uma defesa grega bastante sólida, mas que não conseguiu estar ao nível evidenciado, por exemplo, na vitória com o Estados Unidos.
Pau Gasol, a poucos minutos do final da partida, não escondeu a emoção de ver a selecção que ajudou a atingir a final coroada campeã do mundo e espera agora repetir o êxito no Europeu de basquetebol que se vai realizar em solo espanhol. Apesar de ter subido ao palanque com grandes dificuldades, devido à lesão, fez questão em levantar o ceptro e fazer a festa junto dos seus companheiros de equipa, num momento único.