Na madrugada desta segunda-feira os bicampeões Miami Heat visitaram a casa dos Charlotte Bobcats e venceram por 109-98, fechando a série com a equipa presidida por Michael Jordan por 4-0.

O conjunto de Miami venceu os dois primeiros jogos em casa e no reduto dos Bobcats não teve grandes dificuldades para garantir dois triunfos decisivos.

A partida foi equilibrada até ao intervalo e a equipa da casa chegou ao descanso a vencer por dois pontos (54-52), mas um grande terceiro período dos forasteiros praticamente selou as contas da partida e da série.

O parcial do terceiro quarto foi de 32-17, que permitiu aos Heat chegarem ao quarto e derradeiro período a vencer por 13 (84-71). Os «cats» ainda venceram o último quarto, por 27-25, mas a equipa de Miami acabou por vencer por 109-98.

LeBron James voltou a ser o MVP da partida, com 31 pontos, nove assistências e sete ressaltos. Kemba Walker foi o jogador em melhor plano do lado dos Bobcats, com 29 pontos.

Os Miami Heat aguardam agora o desfecho da série entre os Brooklyn Nets e os Toronto Raptors (empatada a 2-2) para conhecerem o adversário nas meias-finais da Conferência Este.

No final da partida, as câmaras não largaram LeBron James e captaram um momento curioso: Michael Jordan, por muitos considerado o melhor de sempre e dono da equipa de Charlotte, teve uma curta conversa com a estrela dos Heat e terá desejado felicidades ao camisola «6».



Recorde-se que LeBron James esteve sobre brasas no final do jogo três, por alegadamente ter feito um afundanço a olhar para Jordan.



Na outra partida em destaque da madrugada, os San Antonio Spurs deslocaram-se a casa dos Dallas Mavericks para o jogo quatro da série entre as duas equipas texanas e alcançaram uma importante vitória, por 89-93.

Os comandados de Gregg Popovic perderam um dos dois jogos realizados em casa até ao momento e com este triunfo conseguiram recuperar o fator casa.

Depois de um emocionante terceiro jogo, que terminou com um triplo sobre a buzina de Vince Carter a dar a vitória a Dallas (109-108), a quarta partida também foi disputada até ao fim.

Os Spurs chegaram a ter uma vantagem de 20 pontos, durante o terceiro período, mas um parcial de 14-2 a favor dos Mavs equilibrou a partida e deixou o jogo a oito pontos ,à entrada para o quarto decisivo.

No último período o jogo chegou a estar empatado, quando faltavam 40 segundos para o final, mas um triplo de Boris Diaw deixou os Spurs em boa posição para garantir um triunfo por quatro pontos (89-93). Monta Ellis falhou um lançamento para empate a 6 segundos do fim.

Manu Ginobili esteve em bom plano, do lado dos Spurs, com 23 pontos e cinco assistências, enquanto Monta Ellis, com 20 pontos, foi o melhor do lado dos Mavs.

A série regressa agora a San Antonio, para o quinto jogo, realizado na madrugada de quinta-feira.

Os Toronto Raptors venceram em Brooklyn os Nets e empataram a série a 2-2.