Siga a partida EM DIRECTO

O Portimonense tem apenas duas vitórias para a Liga. Diante do Rio Ave (3-1), à quarta jornada, e duas rondas depois, novamente em casa, na altura emprestada, diante do Beira Mar (1-0). Neste domingo, os algarvios reencontram a última equipa a quem ganharam. Será Carlos Azenha supersticioso? Talvez não. Até porque esse triunfo foi alcançado pelo seu antecessor no banco alvi-negro.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

A verdade é que o conjunto de Portimão faz jus ao último lugar, com apenas 11 pontos. Não vence há 14 jogos, tem a pior defesa, em igualdade com a Naval (37 golos consentidos), o segundo ataque menos produtivo (18 golos marcados), apenas suplantado por Nacional e V. Setúbal, e, no que interessa para este jogo, é também a pior equipa a jogar fora, com apenas três pontos nessa condição.

O Portimonense continua sem dar sinais de retoma, Carlos Azenha apenas conseguiu dois pontos em seis jogos, já tentou demitir-se mas foi reconduzido pela direcção. O Beira Mar, a fazer uma época sem comparação, já esteve, todavia, em melhor situação. A equipa não ganha há quatro jogos e parece «descansar» à sombra dos 25 pontos rapidamente amealhados.

Aveirenses em abrandamento

A desaceleração coincidiu com a reabertura do mercado e as saídas de Kanu e Ronny, para falar dos mais importantes, mas podiam-se acrescentar ainda os nomes de Rui Varela ou Alex Maranhão. Num clube atolado de dívidas mas de vento em popa na Liga, o efeito é normalmente esse: vendem-se os anéis, enquanto restarem dedos. O técnico, esse, assiste ao desbarato mas assegura que está solidário com as decisões dos dirigentes

Junte-se a isso a expectativa para se saber se Leonardo Jardim renova ou não, e teremos, em traços gerais, as explicações para a queda na classificação dos aveirenses, agora em 10º lugar. Os últimos jogos não têm sido maus, longe disso, mas tem faltado sempre qualquer coisa para trazer os três pontos, sobretudo em Coimbra e, há duas semanas, com o V. Setúbal. Mas um pequeno esforço este domingo, poderá significar desde já a manutenção.

Este será ainda um jogo especial para Wilson Eduardo. O jovem avançado foi essencial na época passada, no Portimonense, mormente quando apontou o golo do triunfo em Oliveira de Azeméis, que garantiu o regresso à Liga. Leonardo Jardim resolveu convocar todos os jogadores do plantel em condições de jogar e, além de Élio, castigado, só não pode contar com André Marques, por lesão, e Dudu, à espera do certificado internacional.

Já Carlos Azenha foi mais conservador e fez apenas uma troca nos convocados, recuperando o avançado Pelembe para o lugar de outro dianteiro que, apesar de sueco, tem mais nome a fazer lembrar paragens árabes: Mourad.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo e Renan; Djamal; Rui Sampaio, João Luiz e Artur; Leandro Tatu e Wilson Eduardo.

Outros convocados: Bruno Conceição, Vicente Paes, Danilo, Jaime, Ricardo Rocha, Rúben Lima, Sérgio Oliveira, Yartey, Tiago Barros e Wang Gang.

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Rúben Fernandes e Ricardo Nascimento; Elias e Soares; Lito, Pedro Silva II e Candeias; Calvin Kadi.

Outros convocados: Pedro Silva I, Hélder Castro, Di Fábio, Pedro Moreira, Ivanildo, Patrick, Pires e Pelembe.