O Celtic conseguiu a página mais brilhante da sua história em Lisboa, quando em 1967 venceu no estádio do Jamor a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Agora pode voltar a brilhar na capital portuguesa. Vencendo o Benfica, apura-se logo para a próxima fase da Liga dos Campeões. O treinador Gordon Strachan garante por isso que a equipa está em Portugal para repetir o passado. «Temos boas recordações de Lisboa, quando fomos aqui campeões europeus com os famosos Lisbon Lions», disse. «Agora volta a ser outro grande desafio, que vamos tentar aproveitar ao máximo. Estamos muito optimistas».
A reacção que a equipa teve ao final da manhã no aeroporto, onde foi recebida por muitos adeptos em festa, mostra aliás como a esperança em ser novamente feliz em Lisboa é grande. Gordon Strachan diz, porém, que há que jogar com concentração e enorme atitude para ultrapassar um adversário que considera forte. «O Benfica não precisa só de ganhar este jogo, precisa de vencer todos os jogos em que está envolvido devido à sua história e à sua grandeza na Europa», sublinhou. «Por isso esperamos uma boa reacção do adversário».
«Pressão? Estamos habituados a jogar em ambientes adversos»
Seja como for espera-se um jogo de enorme carga emocional. O Benfica joga em casa, conta com o apoio do seu público e tem obrigatoriamente de ganhar. «A pressão não vai afectar-nos, porque estamos habituados a jogar em ambientes adversos», referiu a propósito Gordon Strachan. «Fizemos três bons jogos até aqui e sentimo-nos bem por isso. Quando o Benfica foi ao Celtic Park também encontrou um ambiente de grande pressão e também o conseguiu superar, portanto o Celtic tem de fazer a mesma coisa. Espero apenas um jogo emotivo como aconteceu em Glasgow».