A seleção de Angola divulgou esta quarta-feira uma pré-convocatória de 27 jogadores para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN-2013), que arranca a 19 de janeiro, na África do Sul. Uma lista alargada que conta apenas com um jogador da liga portuguesa ¿ Mateus (Nacional) ¿ e uma surpresa: Guilherme Afonso, antigo internacional sub-21 da Suíça, está na lista, mas os Palancas esperam ainda por uma autorização da FIFA para poderem contar com o avançado de 27 anos.

Não é nada de novo para a federação de Angola que, já na última edição da CAN, tinha passado por um processo semelhante com Nando Rafael, que já tinha representado a Alemanha, ao nível dos juniores, antes de jogar pelos Palancas. O caso de Guilherme Afonso, que agora joga no Luxemburgo, será mais complicado porque chegou a representar os sub-21 da Suíça, embora tenha feito apenas dois jogos.

Mateus é o único jogador pré-convocado que joga em Portugal, numa lista que conta com quatro jogadores que jogam na liga do Chipre.

Vinte dos jogadores pré-selecionados partem já esta quinta-feira para Joanesburgo para iniciarem a preparação para a fase final onde vão ter como adversários Cabo Verde, Marrocos e a anfitriã África do Sul. No dia 3 de janeiro chegam mais sete jogadores que jogam na Europa, antes da lista ser reduzida para 23 jogadores a 9 de janeiro.

Lista de pré-convocados

Guarda-redes: Lamas (Petro Atlético), Landu (Recreativo Libolo) e Neblu (Primeiro Agosto).

Defesas: Amaro (Primeiro Agosto), Bastos (Primeiro Agosto), Dani Massunguna (Primeiro Agosto), Fabricio (InterClube), Lunguinha (Kabuscorp), Marco Airosa (AEL Limassol), Mingo Bille (InterClube), Pirolito (InterClube) e Zuela (Apoel Nicósia).

Médios: Ary (Primeiro Agosto), Dede, (AEL Limassol), Gilberto (AEL Limassol), Ito (Progresso Sambizanga), Mabina (Petro Atlético), Manucho Dinis (Primeiro Agosto), Manuel (AS Aviacao), Miguel (Petro Atlético) e Paty (InterClube).

Avançados: Djalma (Kasimpassa), Geraldo (Parana), Guilherme Afonso (FC Vaduz), Mauncho (Real Valladolid), Mateus (Nacional), Yano (Progresso Sambizanga).