A seleção de Cabo Verde fez história este domingo: a formação orientada por Lúcio Antunes qualificou-se pela primeira vez para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), ao perder por 2-1 no terreno nos Camarões, depois de ter vencido o primeiro jogo na Cidade da Praia por 2-0.

No encontro disputado em Yaoundé, Héldon deu vantagem à seleção cabo-verdiana, aos 22 minutos, enquanto Emaná, nove minutos depois, e Idrissou, já no quarto minuto de descontos, concretizaram a reviravolta para os anfitriões, num resultado insuficiente para os Camarões se apurarem.

Os golos de Ricardo e Djaniny, dois jogadores a atuar no futebol português (no P. Ferreira e no Olhanense, respetivamente), mostraram-se fundamentais para Cabo Verde garantir o apuramento através da diferença de golos. Pelo caminho afastou a seleção que voltou a contar com Etoo.

Ao vencer a eliminatória, Cabo Verde, 51.ª do ranking da FIFA, apurou-se pela primeira vez para a fase final da CAN, a disputar na África do Sul, em 2013, enquanto a seleção camaronesa, 71.º da ranking da FIFA, ficou pela segunda vez consecutiva de fora da competição.