(notícia atualizada)

O ciclista alemão da Omega Pharma-Quick Step, Tony Martin, foi atropelado por um automóvel enquanto treinava e teve de ser transportado para o hospital da Universidade de Zurique.

Martín, de 26 anos, está sob observação mas de acordo com a equipa belga encontra-se estável e vai necessitar de ser operado devido a uma fratura no maxilar.

O ciclista, que na altura do acidente perdeu a consciência, já contou a história na sua página de internet: «Não consigo recordar o acidente. O que sei é que rodava a uma velocidade entre 35 e 40 km/h numa via velocipédica, quando uma mulher se atravessou à minha frente com o carro. Então, apaguei e, quando voltei a mim, vi à minha volta polícias que me perguntaram o meu nome e a minha data de nascimento».

O corredor comentou ainda que tem o lado esquerdo da cara «totalmente destroçado», o olho esquerdo «cheio de sangue» e «completamente inchado». «Além disso, dói-me o braço esquerdo e algumas costelas», acrescentou Tony Martín.

O ciclista alemão, que se transferiu esta temporada da HTC para a Omega Pharma, foi campeão do mundo de contrarrelógio e vencedor da Volta ao Algarve, da clássica Paris-Nice, da 20ª etapa da Volta à França (contrarrelógio em Grenoble) e da 10ª etapa da Volta à Espanha (contrarrelógio em Salamanca), no ano passado.

Já este ano, Martín terminou em segundo na Volta ao Algarve ficando atrás do australiano Richie Porte (Sky).