Rui Costa deu um bom salto na classificação geral do Tour, apesar de estar fisicamente limitado por uma bronquite. O campeão do mundo é nono numa tabela liderada pelo italiano Vicenzo Nibali.

Através do seu diário, Rui Costa contou como passou a 13ª etapa da Volta à França, uma das mais exigentes da prova:

«Esta 13.ª etapa foi muito dura, sofri bastante, mas consegui minimizar as perdas para o camisola amarela. Quando as subidas são tão longas e inclinadas eu não consigo responder aos ataques e ir ao choque, pior é quando estou doente. Prefiro subir ao meu ritmo e gerir bem as forças para não perder muito tempo para a frente da corrida. Foi o que fiz hoje. Acabei ontem de tomar antibiótico e começo a melhorar aos poucos. É terrível fazer estas montanhas com bronquite, parece que fico sem ar. Ainda não estou bem mas já estive muito pior.

Níbali está fora de série e um ponto acima de toda a concorrência, hoje provou isso novamente. Se o Italiano está forte, outros líderes passaram um dia mau, como Richie Porte, por exemplo. Veremos se foi ou não apenas um dia mau. Ainda falta muito Tour até Paris e oito etapas… Há que gerir bem as forças (...)».

LEIA TAMBÉM:

Nibali ganha etapa, Rui Costa sobe ao nono lugar