O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) é o novo líder da Volta a Espanha em bicicleta após a realização nesta terça-feira da 10ª etapa.

O colombiano Nairo Quintana (Movistar) caiu e a camisola vermelha ficou desde logo à disposição dos que fossem mais rápidos no contra-relógio.

O vencedor da tirada que ligou o Real Monasterio de Santa María de Veruela e Borja (36,7 quilómetros) foi o alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step), o tricampeão mundial de contra-relógio.

Contador foi quarto no contra-relógio, a 39 segundos do alemão. Quintana chegou 4.07 minutos depois de Martin e terá perdido também as hipóteses de brilhar nesta Vuelta.
Contador é agora líder com 27 segundos de vantagem sobre Alejandro Valverde (Movistar). Entre os portugueses, André Cardoso (Garmin Sharp) é 26º da classificação geral (a 9.55 segundos do espanhol) e Sérgio Paulinho é 68º (a 38.37 minutos do seu chefe de fila).

A 11ª etapa da Volta a Espanha corre-se nesta quarta-feira, numa distância de 153,4 quilómetros, entre Pamplona e o Santuário de San Miguel de Aralar.