A Dinamarca chega a Portugal na manhã desta quarta-feira, para um encontro de extrema importância na caminhada para a fase final do Campeonato da Europa de 2012. A equipa das Quinas passa por uma fase conturbada, mas o adversário também convive com dificuldades.

Antes de mais, uma história de vida que se sobrepõe ao desporto. Thomas Kahlenberg, autor do golo da vitória frente à Islândia (1-0), explicou ao seleccionador Mortin Olsen que está em casa a acompanhar a gravidez da mulher e só irá jogar se a sua filha nascer entretanto.

O médio ofensivo do Wolfsburgo (Alemanha) integra a convocatória, com os dinamarqueses a torcerem por um desfecho feliz, uma vez que o nascimento da filha de Kahlenberg está previsto para esta semana. Segue-se um jogo com o Chipre.

«É chato porque estou em boa forma e há poucas coisas para mim que sejam mais importantes que o futebol. Mas a saúde da minha filha e da minha mulher são mesmo mais importantes», explicou Kahlenberg.

A Dinamarca depara-se com mutação no sector ofensivo, uma vez que Tomasson anunciou a sua despedida em Agosto e Nicklas Bendtner está na recta final de recuperação de uma lesão.

Daniel Agger, talentoso defesa do Liverpool, e Morten Skoubo também estão lesionados. O primeiro ainda pode recuperar a tempo para o jogo da próxima semana frente ao Chipre.

O guarda-redes Thomas Sorensen, habitual titular, teve de recorrer a uma injecção de cortisona para superar as dores no ombro e alimentar a esperança de jogar no Estádio do Dragão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Thomas Sorensen (Stoke City), Anders Lindegaard (Aalesunds), Jonas Lossl (Midtjylland);

Defesas: Mathias Jorgensen (Dinamarca); Lars Jacobsen (West Ham), Leon Jessen (Kaiserslautern), Per Kroldrup (Fiorentina), Simon Kjaer (Wolfsburgo), William Kvist (Copenhaga), Johnny Thomsen (Sonderjyske);

Médios: Christian Poulsen (Liverpool), Christian Eriksen (Ajax), Martin Vingaard (Copenhaga), Michael Silberbauer (Utrecht), Thomas Kahlenberg (Wolfsburgo), Nicolai Jorgensen (Bayer Leverkusen), Kasper Lorentzen (Randers), Daniel Jensen (Werder Bremen);