Alto, experiente, fiel e tendencialmente nacional. É este o retrato do guarda-redes tipo do futebol atual, segundo o aprofundado estudo do CIES – Observatório do Futebol, que abordou as características dos donos das redes nos 31 principais campeonatos do futebol europeu e analisou a evolução entre 2009 e 2016.

Segundo os dados compilados e divulgados pelo CIES, o guarda-redes tem uma altura média de 1,89 metros, bastante superior aos 1,83 metros dos defesas, aos 1,82 metros dos avançados e sobretudo aos 1,79 metros dos médios.

Média de alturas por posição nos campeonatos europeus

Outra diferença substancial neste raio-X sobre a posição específica tem que ver com a experiência. Os guarda-redes, sobretudo os titulares, são tendencialmente mais velhos do que os colegas de outras posições e têm uma média de idades de 28,5 anos entre os titulares e 26,8 entre os suplentes.

Média de idades por posição nos campeonatos europeus

Noutro ponto analisado, destaca-se a fidelidade maior na posição, com um tempo de permanência médio nos respetivos clubes de 2,97 épocas no caso dos titulares e 2,56 no dos suplentes. Uma fidelidade substancialmente maior do que os restantes setores do campo, sobretudo o caso dos avançados (1,93 épocas de permanência nos titulares e 1,82 nos suplentes).

Outra das conclusões que acentua as diferenças entre os guarda-redes e outras posições é de que se no ataque cerca de metade dos jogadores da equipa são estrangeiros – 51,1% nos titulares e 47,5% nos suplentes – na baliza a realidade é bem diferente na baliza, em que a maioria dos jogadores são nacionais – 33,2% nos titulares e 26% nos suplentes.

Estrangeiros com mais peso em Portugal

Neste capítulo específico, Portugal contraria a tendência e está bem acima da média dos restantes campeonatos europeus. A Liga Portuguesa é a terceira, atrás apenas da inglesa e cipriota, com mais guarda-redes estrangeiros, com 49,4%, quase o dobro da média (26%). Prova disso mesmo são Casillas e Ederson, os dois habituais titulares da baliza do FC Porto e Benfica, respetivamente.

Percentagem de estrangeiros por posição nos campeonatos europeus

Os guarda-redes da Liga Portuguesa têm uma média de 1,87 metros de altura, ligeiramente inferior à média total e bastante abaixo dos 1,91 metros dos guardiões da Premier League, que também tem os guarda-redes mais velhos dos 31 campeonatos analisados (29,1 anos). Neste ponto, Portugal tem uma média de idades de 27,1 anos e está ligeiramente acima dos 26,7 da média total. De sublinhar ainda que em Portugal o tempo de permanência dos guarda-redes no mesmo clube é de 2,38 épocas, o que é ligeiramente inferior também à média total (2,63).

O estudo do CIES analisa ainda a evolução na posição ao longo dos últimos sete anos nos principais campeonatos de 31 países europeus para concluir que os clubes estão cada vez mais reticentes a promoverem guarda-redes abaixo do 1,90 metros à titularidade e que nesta posição a longevidade é cada vez mais um posto.