O Euro 2020 vai pela primeira vez ser um Campeonato da Europa disputado em 13 cidades de vários países por oposição à organização por um anfitrião ou por uma dupla, como até 2016 aconteceu ou vai acontecer.

Doze destas cidades-sede vão receber três jogos da primeira fase (de grupos). E, entre estas 12, oito irão receber também jogos dos oitavos de final, enquanto as outras quatro receberão jogos dos quartos de final.

As meias-finais e a final serão jogadas em Londres, após um périplo que pode levar uma seleção a jogar a fase de grupos em Bilbau, os oitavos de final em São Petersburgo e os «quartos» em Baku.

Mas aquela é uma consideração especulativa. Só com o sorteio se ficará a saber quem poderá jogar aqui ou acolá. O que parece estar certo com o mapa já escolhido pela UEFA é que, acabando uma das fases da prova, dará sempre mais jeito calhar em Munique. Porque fica mais perto. De quase tudo.

Será assim, este Euro onde the road, mais das cidades do que dos países.

Amesterdão (Holanda) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Amsterdam ArenA


Amesterdão é a maior cidade da Holanda com 813 mil habitantes. O Europeu será jogado no estádio onde joga o Ajax, o Amsterdam ArenA, construído com cobertura amovível em 1996 e com capacidade para 53.052 espectadores.

O ponto da Europa mais próximo a receber outros oitavos de final é Bruxelas (Bélgica), a apenas 174 quilómetros de distância. Os quartos de final mais perto de Amesterdão jogam-se em Munique, a 669 quilómetros.



Bilbau (Espanha) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Estádio San Mamés


A cidade mais populosa do País Basco espanhol tem cerca de 350 mil habitantes. O emblema futebolístico da cidade é o Athletic Bilbao, clube que joga no Estádio San Mamés. Jogou no antigo e joga no novo, utilizado desde 2013 e com conclusão agendada para 2015 para acolher 53.289 espectadores.

Os oitavos de final mais próximos ficam em Bruxelas, a 1008 quilómetros de distância. Os «quartos» estarão em Munique, a 1249.

Bucareste (Roménia) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Arena Nacional


A capital da Roménia tem quase 1,9 milhões de habitantes, um número que é quase o sêxtuplo dos habitantes da segunda maior cidade. A dimensão de Bucareste no país mostra-se também na quantidade de clubes existentes, como o Rapid, o Dínamo e, sobretudo, o Steaua, todos com o nome da cidade. A Arena Nacional – com capacidade para 54.851 espectadores – é um estádio municipal onde jogam os emblemas da cidade, assim como os do país, como a seleção nacional de futebol.

Os «oitavos» mais ao lado são em Budapeste, a 664 quilómetros. Quem for para os quartos de final a partir da capital romena terá Roma como destino mais próximo, a 1.140 quilómetros de distância.



Budapeste (Hungria) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Estádio Ferenc Puskas


Com perto de 1,8 milhões de habitantes, Budapeste tem quase nove vezes mais população do que a segunda cidade da Hungria. O Estádio Ferenc Puskas é o principal recinto da capital e casa da seleção nacional e chegou a receber mais de 100 mil espectadores. Atualmente, não tem capacidade para atingir 40 mil pessoas, mas as obras de remodelação para o Euro deixá-lo-ão com 68.156 lugares. Estará pronto em 2018.

A cidade mais perto de Budapeste para quem de lá sair apurado para os oitavos de final será a romena Bucareste. Para os quartos de final, quem tiver sido bem sucedido na Hungria terá Munique – 556 quilómetros – como o destino mais curto entre os possíveis.

Bruxelas (Bélgica) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Eurostadium


A população não chega às 140 mil pessoas e Bruxelas é apenas a quinta cidade belga nesta dimensão, mas a capital da Bélgica que é também a capital política da Europa quer colocar-se ainda como a pedra de toque do futebol que quer mostrar aos europeus. Ainda em fase de projeto para estar pronto em 2018, o Eurostadium quer ser a casa da promissora seleção dos «diabos vermelhos» e do Anderlecht. Serão 62.613 os lugares disponíveis – cerca de metade dos habitantes da capital.

Apenas a a174 quilómetros de Bruxelas está Amesterdão como ponto mais próximo dos oitavos de final fora da Bélgica. Quanto aos quatros de final para quem sair de Bruxelas com um dos últimos oito do Euro 2020, Munique volta a estar mais perto do que todos, a 603 quilómetros.

Copenhaga (Dinamarca) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Estádio Parken


A capital da Dinamarca faz regressar os anfitriões do Euro 2020 ao registo da grande cidade sem rival no mesmo território. Copenhaga tem mais de 1,1 milhões de habitantes; Aarhus não chega aos 240 mil. O estádio eleito para o Campeonato da Europa é o Parken, com 38.190 lugares, casa habitual da seleção e do FC Copenhaga.

Quem sair da Dinamarca para os oitavos de final terá como ponto de paragem mais imediato Amesterdão, a 622 quilómetros de distância. Nos quatros de final para um dos últimos oito encontrados em Copenhaga, Munique – a 842 quilómetros – é, novamente, o destino mais curto.



Dublin (República da Irlanda) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Dublin Arena


O milhão de habitantes de Dublin é superior ao número de pessoas que vivem no conjunto das restantes nove das dez maiores cidades da República da Irlanda. A Dublin Arena é um estádio recente que não só acolhe a seleção irlandesa de futebol, mas a também a equipa nacional de râguebi. Em 2011 já recebeu a final da Liga Europa entre FC Porto e Sp. Braga. Em 2020, vai receber 51.711 espectadores do Europeu.

Quem sair de Dublin para os oitavos de final pode ficar logo em Glasgow, a 309 quilómetros. Se sair da Irlanda para os «quartos», a paragem mais próxima volta a ser a cidade alemã deste Europeu: Munique, a 1.379 quilómetros.



Glasgow (Escócia) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos oitavos de final
Hampden Park


Com quase 600 mil habitantes, Glasgow é uma cidade de futebol na Escócia, de onde são o Celtic e o Rangers. Mas é num estádio neutro que vai jogar-se o Euro 2020. O Hampden Park já foi renovado em 2013 e é neste estádio para todos com 51.472 lugares que jogam a seleção escocesa de futebol e se disputam os últimos jogos da Taça da Escócia e da Taça da Liga local.

De uma ilha para outra ilha. Quem for para os «oitavos» a partir de Glasgow tem como destino possível mais próximo Dublin, a 309 quilómetros. E, mais uma vez, Munique é o local mais curto em distância se for para jogar os quartos de final: fica a 1.379 quilómetros.



Baku (Azerbaijão) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos de final
Estádio Olímpico de Baku


Capital do Azerbaijão, Baku conta com uma população de mais de dois milhões de habitantes. O palco do Euro será o novo Estádio Olímpico de Baku, que terá como residente a seleção nacional de futebol. Com a construção finalizada para 2015, o estádio terá capacidade para 69.870 espectadores.

Baku é servida por dois aeroportos sendo o mais importante e com voos comerciais regulares o Heydar Aliyev International AIrport. A cidade do Euro 2020 mais próxima das que vão acolher os oitavos de final é Bucareste (Roménia), a 1999 quilómetros de distância. As meias-finais de Londres ficam a 3.978 quilómetros.

Munique (Alemanha) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos de final
Arena Munique


Capital não da Alemanha, mas do estado da Bavária. Munique é apenas a terceira cidade germânica (tem pouco mais de 1,3 milhões de habitantes – menos de metade do que Berlim), mas é a capital do futebol na Alemanha. É a cidade do Bayern. E é no estádio do campeão alemão que vai jogar-se o Euro 2020 na Alemanha. A Arena Munique foi cosntruída para o Mundial 2006 e é um dos dois recintos do Europeu com mais de 70 mil lugares: 70.067.

Munique está perto de todas as paragens possíveis, como se tem visto. Quem passar aqui a fase de grupos terá Budapeste (a 566 quilómetros) como o mais curto eventual destino nos oitavos de final. Londres está a 919 quilómetros.



Roma (Itália) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos de final
Estádio Olímpico


A capital de Itália recebe o Euro 2020 com o seu estádio olímpico onde jogam os dois grandes emblemas da cidade: Roma e Lazio. O Estádio Olímpico de Roma está com obras de renovação e estará remodelado em 2017 com 68.993 lugares disponíveis.

De Roma para o jogo dos oitavos de final, o caminho mais perto é, também, por Munique: 699 quilómetros. E, até Londres, são 1.435.

São Petersburgo (Rússia) – três jogos da fase de grupos, um jogo dos quartos de final
Zenit Arena


É a segunda cidade da Rússia, com mais de cinco milhões de habitantes (quase metade da capital moscovo; cinco vezes mais do que Novosibirsk). É a cidade do mais forte clube local da atualidade, apoiado pelo principal patrocinador da Liga dos Campeões. Será na Zenit Arena de São Petersburgo que o Euro 2020 estará na Rússia. O novo estádio estará concluído em 2016 e terá capacidade para 61.251 pessoas.

A cidade mais próxima para jogar os oitavos de final vindo da Rússia é Copenhaga, a 1.146 quilómetros. E para as meias-finais de Londres será preciso fazer 2.097.

Londres (Inglaterra) – meias-finais e final
Estádio de Wembley


A capital inglesa, grande metrópole com cerca de oito milhões de habitantes, e o seu estádio mais emblemático vão receber os três jogos mais importantes do Euro 2020. E, aqui chegados, é altura de jogar as decisões sem pensar em fazer mais quilómetros. O palco será Wembley, no estádio nacional de Inglaterra, com capacidade para 90.652 espectadores.



Num sistema idêntico que parece feito para preceder o Euro 2020, a Ronda de Elite para a fase final do Euro Sub-17 será disputada num sistema com 13 grupos de quatro equipas. Em cada grupo, um dos integrantes será o anfitrião de todos os jogos desse grupo.

O mapa com as cidades da fase final do Euro 2020 é este: