Portugal está nas meias-finais do Campeonato da Europa Sub-19 depois da vitória desta terça-feira sobre a Hungria por 6-1.

Este triunfo que deixa a seleção nacional sub-19 na liderança do Grupo A carimbou também a presença portuguesa no próximo Campeonato do Mundo sub-20, que vai realizar-se em 2015.

Ivo Rodrigues (de penálti), aos 32 minutos, e André Silva, aos 45 minutos, consumaram em dois golos de diferença o domínio que a equipa portuguesa demonstrou na primeira parte.

No segundo tempo, a equipa de Hélio Sousa continuou a mostrar a sua superioridade e elevou o resultado para 3-0, aos 66 minutos, de novo por André Silva.

A Hungria conseguiu reduzir o marcador para 1-3 (aos 73 minutos) por Mervo, mas Gelson voltou a garantir três golos de diferença (4-1) com um golo de Gelson, aos 75 minutos.

Aos 88 minutos, André Silva fez o «hat-trick» colocando o resultado em 5-1. E, já nos descontos, marcou o quarto golo da conta pessoal e fez o resultado final de 6-1 para Portugal.

No outro jogo desta terça-feira do Grupo A, a Áustria venceu Israel por 3-0; o mesmo resultado que Portugal obteve com os isarelitas na primeira jornada. Os austríacos também têm duas vitórias e serão os adersários de Portugal na terceira e última jornada deste agrupamento, jogo em que se definirá o vencedor do Grupo A.

A presença no Mundial sub-20 de 2015 ficava garantida ocupando um dos três primeiros lugares do agrupamento.

Ficha de jogo
Árbitro: Tore Hansen (Nor)
Árbitros assistentes: Evgeni belski (Caz) e Ivo Navdornik (Che)
Quarto árbitro: Kevin Clancy (Esc)

HUNGRIA: Szekelny, Talaber, Lenzser, Tamas, Asztalos, Nemeth (Mervo, 46), Nagy, Kalmar, Forgacs ( Varga, 65), Balogh e Farkas (Zsoter, 46)

PORTUGAL: André Moreira, Riquicho, Domingos Duarte, João Nunes, Rafa, Francisco Ramos (João Palhinha, 68), Podstawski, Rony Lopes (Guzzo, 68), Gelson (Jorge Intima, 78), André Silva e Ivo Rodrigues.

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Ivo Rodrigues (32, g.p.), André Silva (45, 66, 89 e 90), Mervo (73) e Gelson (75).
Ação disciplinar: cartões amarelos para Talaber (14) e Francsico Ramos (29) e Rony Lopes (41).
Resultado final: 1-6