Eusébio foi o Rei da exposição sobre o Benfica, inaugurada esta terça-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Luís Filipe Vieira levou ainda consigo a judoca Telma Monteiro para a inauguração de «Mais de 100 anos de lenda», que podem ser vistos até à próxima quinta-feira.
Com mais de uma centena de visitantes no primeiro dia, dezenas deles não deixaram passar Eusébio sem lhe pedirem um autógrafo, o que deixou o antigo jogador do Benfica «muito orgulhoso».
«Nem todos os jogadores vêm aqui assinar autógrafos para os fãs do Benfica. E não só, também para as pessoas que gostam do futebol», afirmou Eusébio, citado pela agência Lusa.
«A primeira presidência portuguesa da Europa»
Entre os troféus levado pelo Benfica até Bruxelas estão as duas Taças dos Campeões Europeus (conquistadas em 1961 e 1962), o primeiro troféu de campeão nacional (época 1935/36) e o mais recente (2004/05), assim como fotografias da história do clube.
Luís Filipe Vieira salientou o «marco bastante importante «que é este dia, pois o presidente do Benfica considerou-o «um claro sinal de respeito e admiração por um clube que muito deu ao desporto nacional e europeu ao longo da sua história».
Telma Monteiro, campeã europeia e vice-campeã mundial de judo, é um dos maiores símbolos do actual Benfica confessou o «orgulho por ter sido convidada para estar presente neste dia tão especial», sublinhando que «não é todos os dias que um clube tem a oportunidade de ter no Parlamento Europeu uma exposição daquilo que conquistou.»
José Ribeiro e Castro, antigo dirigente do Benfica e agora eurodeputado democrata-cristão Parlamento Europeu, foi quem promoveu a exposição (a segunda do género depois da estreia com o Real Madrid) e assumiu, no rescaldo da presidência portuguesa da União Europeia que «a primeira presidência portuguesa da Europa foi alcançada pelo Benfica, em 1961».