Só há quatro equipas na Europa que ainda não sentiram o dissabor da derrota nas respetivas ligas. Uma do Chipre, outra da Albânia e duas de Portugal. F.C. Porto e Benfica, «abraçados» na luta pelo título, somam catorze vitórias e três empates, trocando apenas de posição consoante a balança dos golos. Os outros dois resistentes são o Anorthosis (Chipre) e o Skënderbeu (Albânia). Uma «família» que, ainda há poucos dias, era mais alargada, mas as derrota do Barcelona (Espanha) e Olympiakos (Grécia), reduziram este restrito grupo a quatro.

Liga portuguesa: desequilibrada como as outras

O Anorthosis é o que resiste há mais tempo, uma vez que a liga cipriota já conta com vinte jornadas, somando 17 vitórias e três empates, com 47 golos marcados e 12 sofridos. Mesmo assim, a equipa de Famagusta não pode dar-se ao luxo de «travar», uma vez que tem uma vantagem de apenas seis pontos sobre o segundo classificado, o APOEL.

Um caso bem diferente dos albaneses do Skënderbeu Korcë, uma vez que a liga albanesa está parada desde 2 de dezembro de 2012 e só vai recomeçar no próximo fim de semana, com a realização da 14ª jornada. O líder soma dez vitórias e três empates, acumulando uma vantagem de dez pontos sobre o segundo classificado, o Teuta Durrës.

Na liga portuguesa, o F.C. Porto, além do confronto direto, na Luz (2-2), só perdeu pontos em Barcelos (0-0) e Vila do Conde (2-2), enquanto o Benfica empatou na receção ao Sp. Braga (2-2) e em Coimbra (2-2).

O Olympiakos caiu no fim de semana ao consentir a primeira derrota da temporada diante do Atromitos (2-3), no terceiro jogo depois da saída de Leonardo Jardim, que tinha deixado o clube do Pireu invicto. Antes disso, tinha caído o super-Barça, no dia 2o de janeiro, com uma inesperada derrota diante da Real Sociedad (2-3), depois de ter estado a ganhar por 2-0.