Falta jogar um terço de campeonato, 12 jogos que decidirão tudo e nesta altura com uma maior separação de águas antes da reta final. Na luta pelo título o líder FC Porto leva um ponto de vantagem sobre o Benfica, enquanto o Sp. Braga descolou depois da derrota em Alvalade e está a cinco pontos de um e quatro do outro. Depois há o Sporting, que ganhou novo fôlego na aproximação ao «top 3», ainda que mantenha nove pontos de distância para o topo. Com os três «grandes» ainda em prova também nas competições europeias e os quatro a discutirem entre si o acesso à final da Taça de Portugal, e ainda com duelos diretos à vista para todos, a reta final da época promete e ainda tem muito para dar.

Está em jogo o título, mas também o acesso às competições europeias na próxima temporada, quando se repete a quota para Portugal: a presença direta na fase de grupos da Champions apenas para o campeão, a presença na terceira pré-eliminatória para o segundo classificado e mais três lugares de Liga Europa. Sendo que o lugar reservado ao vencedor da Taça de Portugal será seguramente de um destes quatro. E que, por força disso, são grandes as probabilidades de o quinto classificado – nesta altura um Moreirense a fazer uma época notável - também se apurar para as pré-eliminatórias. Só não acontecerá se um dos atuais quatro primeiros vencer a Taça mas ficar abaixo do quarto lugar.

O Maisfutebol olhou para o calendário para ver o que espera os quatro da frente. Depois de um arranque de ano alucinante, ainda vem aí um final de fevereiro em ritmo acelerado, mas em março pode haver algum alívio. Não para todos: Benfica e Sporting, que ainda estão em prova na Liga Europa, terão os dois jogos dos oitavos a 7 e 14 de março, caso se apurem.

O jogo dos jogos na luta pelo título está aí à porta: o FC Porto-Benfica, duelo entre as únicas equipas que dependem apenas de si na corrida, marcado para o fim de semana de 3 de março, mas ainda sem data definitiva. Se se mantiver o equilíbrio de forças até lá – há uma jornada pelo meio - uma vitória poria o dragão em fuga, mas se o Benfica ganhar passa para a frente e com vantagem no confronto direto. Um empate, claro, manteria distâncias, ainda com dez jornadas pela frente, podendo por outro lado permitir a aproximação dos rivais.

Mas há mais Liga (e pelo meio Taça, e competições europeias), para lá do Clássico. Vejamos então o que os espera.

FC Porto, 54 pontos

O líder, que tem pelo menos 15 jogos pela frente até terminar a época, entra em campo já na próxima sexta-feira em Tondela, uma das seis deslocações na agenda até ao final de uma Liga em que terá os dois clássicos com Benfica e Sporting em casa, mas ainda terá de ir a Braga. Vai defrontar aliás três vezes os arsenalistas, com a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal já na próxima terça-feira no Dragão e dois jogos consecutivos no Municipal de Braga daqui por mês e meio, um de Taça e o outro de Liga.

Tondela, onde o FC Porto venceu dois jogos e empatou um no curto historial entre as duas equipas, será então o último jogo de Liga antes do clássico com o Benfica. O grande duelo, entre as únicas equipas que só dependem de si para chegar ao título. O Benfica venceu na Luz na primeira mão e o FC Porto ganhou o outro clássico desta época, para a meia-final da Taça da Liga, naquela que é até agora a única derrota de Bruno Lage no banco «encarnado».

Na semana seguinte o FC Porto decide a eliminatória de Champions com a Roma. Se der a volta ao 1-2 da primeira mão e chegar aos quartos de final terá pelo menos mais dois jogos no calendário, ambos em meados de abril (9/10 e 16/17).

O FC Porto já defrontou de resto na segunda volta Moreirense e V. Guimarães, quinto e sexto classificados, dois empates fora de casa em rondas consecutivas que encurtaram a distância que levava na frente. Ainda terá dérbi no Dragão com o Boavista e fecha a Liga em alta com o Clássico frente ao Sporting. Jogo grande, sim, mas só mais para a frente teremos noção do que ainda poderá significar na luta pelo título.

Benfica, 53 pontos

Antes de voltar à Liga o Benfica ainda defronta nesta quinta-feira o Galatsaray, a tentar confirmar a vitória (2-1) trazida da Turquia. Se se apurar, tem mais dois jogos pela frente ainda em março (7 e 14), começando a disputar os oitavos de final na semana seguinte à ida ao Dragão e tendo a deslocação a casa do Moreirense, quinto classificado, no fim de semana que se segue à segunda mão.

As águias, que já disputaram a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal com o Sporting, têm para já assegurados pelo menos mais 14 jogos no calendário até final da época. Na Liga o próximo compromisso é a receção a um aflito Desp. Chaves, antes da cimeira do Dragão com o FC Porto. Com tudo em jogo, já se sabe.

Com uma segunda volta que inclui deslocações a casa dos outros três candidatos, o Benfica já venceu em Alvalade, terá o teste de fogo no Dragão e joga ainda em Braga, na 31ª jornada. Pelo meio volta a Alvalade, no início de abril, para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. E fecha o campeonato na Luz com um Santa Clara que se tem revelado sensação fora de casa.

Sp. Braga, 49 pontos

O único dos quatro que já não tem competições europeias – desde agosto -, o Sp. Braga tem 14 jogos previstos até final da temporada, a que pode acrescentar eventual presença na final da Taça de Portugal.

O Sp. Braga atrasou-se na corrida com a derrota frente ao Sporting na ronda passada, no último jogo de Liga frente aos «grandes» fora de casa. O resultado não apenas aumentou a distância na corrida pela liderança e permitiu a aproximação dos «leões», também acentuou a tendência da equipa para falhar mais longe de casa, onde só ganhou cinco dos onze jogos disputados.

Agora segue-se o primeiro dos dois jogos de Taça com o FC Porto, no Dragão, e depois uma deslocação curta a Vila do Conde, antes do dérbi minhoto com o V. Guimarães, em Braga. Nova deslocação a Setúbal antecede depois o duplo confronto em Braga com o FC Porto, primeiro para a decisão da meia-final da Taça de Portugal (a manter-se a data prevista), depois para o campeonato. E depois nova viagem curta, a casa do Moreirense. Na reta final, além da receção ao Benfica, no final de abril, o Sp. Braga ainda terá de ir à Madeira e ao Bessa, antes de fechar a Liga em casa, com o Portimonense.

Sporting, 45 pontos

O Sporting joga o futuro na Europa nesta quinta-feira, a tentar dar a volta à eliminatória em casa do Villarreal depois da derrota por 0-1 em Alvalade. Se o conseguir ganha alento e ganha mais dois jogos em março (7 e 14) a juntar a um calendário que tem para já 14 jogos garantidos.

Para a Liga os «leões» voltam a entrar em campo na segunda-feira em casa do Marítimo, uma das sete deslocações que ainda terão de fazer no campeonato. É fora de casa que o Sporting tem revelado maiores fraquezas, com apenas quatro triunfos nos 10 jogos até agora disputados longe de Alvalade. Irá ainda ao Bessa e a Chaves, antes da decisão da meia-final de Taça de Portugal em Alvalade, com o Benfica.

Segue-se a receção ao Rio Ave e duas viagens seguidas, às Aves e à Choupana, antes do regresso a casa frente ao V. Guimarães. E depois a visita ao Belenenses, mais a receção ao Tondela, que antecede o fecho da Liga com o Clássico no Dragão.