Alex Ferguson admitiu que José Mourinho tem o perfil adequado para lhe suceder no comando do Manchester United. Em declarações à estação ITV 4, que nesta segunda-feira transmite um documentário sobre o técnico português, Ferguson foi entusiasta: «Ele pode treinar em qualquer sítio. Não vou fazer previsões sobre o futuro deste clube. Eu não vou durar para sempre, mas José pode treinar em qualquer lado, isso não tem discussão», afirmou o técnico escocês, de 70 anos.
Ferguson admitiu também que Mourinho fê-lo mudar de opinião acerca da importância de uma carreira profissional como jogador: «Nunca pensei que um tipo que nunca jogou pudesse ser um treinador de topo, mas é preciso ver a sua personalidade. Tem uma personalidade forte, maravilhosa, e isso atenua a diferença», acrescentou o técnico escocês.
Ferguson, normalmente reservado na apreciação a colegas de profissão, não poupa elogios ao técnico português: «O seu registo de troféus é incrível. Tem quantos anos? 50? Está 20 atrás de mim e a este ritmo vai ganhar mais 42 títulos. Incrível, não é?», acrescenta Ferguson, que se refere ao português como um «sacana ganancioso».
«Quando o ouvi dizer que era especial achei-o arrogante, mas com essa frase conseguiu dizer aos jogadores para acreditarem nele, convencendo-os de que iam ganhar a Liga», reforçou Ferguson, que só ao terceiro ano de Mourinho em Inglaterra reconquistou o campeonato pelo Manchester United.