Por: Marco António*

O que pode fazer um treinador com um anel de campeão da NFL depois de ser despedido e deixar de ter um banco para orientar uma das 32 melhores equipas de futebol americano do mundo?

Pode, por exemplo, tomar o seu caso como base para uma associação de treinadores despedidos, entrar para o mundo dos comentários desportivos em televisão, ou – para passar o tempo e pôr os seus conhecimentos ao serviço de quem ainda está a aprender o “b-a-bá” da modalidade – treinar equipas de futebol americano de escolas secundárias.

Jon Gruden – uma das figuras mais populares da NFL – fez (e faz) tudo isso.

Em 2003 levou os Tampa Bay Buccaneers ao título de campeão da NFL, na primeira época ao comando dos “Bucs”, batendo no SuperBowl XXXVIII precisamente a equipa que o tinha dispensado no final da época anterior, os Oakland Raiders. Depois, e ao fim de nas seis épocas seguintes não ter repetido o feito, foi despedido e passou a estar fora do ativo. Na NFL. Porque logo começou a fazer (muitas) outras coisas.

Fundou a “Fired Football Coaches Association” (em tradução livre: “Associação dos Treinadores de Futebol Despedidos”), como forma de apoiar e manter ativos os técnicos que subitamente se veem no desemprego e fora do vertiginoso mundo da NFL, é desde 2009 o comentador principal do jogo “Monday Night Football” (que a ESPN transmite em direto todas as semanas, à 2ª feira) e continua a treinar... equipas de camadas jovens, de escolas secundárias por todo o território dos Estados Unidos.

É neste papel que podemos ver Jon Gruden – tido pelos jogadores que orientou como um técnico duro, física e verbalmente exigente mas também muito divertido – num vídeo que o treinador realizou com o apoio de uma marca de câmaras de vídeo de desportos radicais. Nesses nove minutos de verdadeiro acesso ilimitado ao coração de uma equipa de futebol americano podemos ver toda a anatomia de um treino da modalidade e – pelos olhos dos próprios jogadores – como é ser treinado por um técnico campeão da NFL.

Antes de carregar em “Play”, um conselho nosso. Ponha o seu capacete e todas as proteções que puder. Vai deparar-se com imagens que vão doer só de ver.




* jornalista da TVI