De quatro passou a um líder isolado, no final da 5ª jornada da Liga. O Benfica esteve em apuros frente ao Moreirense, mas acabou a ganhar em vários campos e a aguardar lá do alto pela jornada do clássico entre Sporting e FC Porto.

Começou na sexta-feira, com um V. Guimarães-P. Ferreira ( 1-1) em que os visitantes entraram a marcar. Um golo de Alvez aos 65 minutos evitou a derrota da equipa de Rui Vitória, mas deixou-a em risco de descolar da liderança. 

Os resultados e classificação da Liga  

No sábado deixou de haver equipas sem pontos no campeonato. O Penafiel, depois de uma mudança de treinador, venceu o V. Setúbal ( 2-0). Sorrisos para Rui Quinta, o novo homem do leme do Penafiel, dias difíceis para Domingos no Bonfim.

Na Madeira, Nacional e Sp. Braga empataram ( 1-1). Os visitantes estiveram na frente e em vantagem numérica, mas os minhotos ainda tiveram alma para garantir pelo menos um ponto, graças ao golo de Zé Luís, aos 83 minutos. A equipa de Sérgio Conceição soma agora oito pontos, o Nacional, com apenas uma vitória em cinco jogos, fica-se com quatro.

Depois chegou o domingo de todas as emoções. E logo a abrir o Arouca acabou com a notável série do Rio Ave, que sofreu a primeira derrota no campeonato, 2-1, e descolou também da frente. À mesma hora, o Belenenses confirmava o excelente início de época, com uma vitória sobre o Marítimo ( 1-0) que deixa a equipa de Lito Vidigal com 10 pontos, tantos como os vilacondenses.

Depois foi o Benfica-Moreirense. Boa entrada dos visitantes, com João Pedro a marcar um golo que assustou a Luz. Uma exibição irregular do Benfica, para quem ficou tudo mais fácil com a expulsão de Marcelo Oliveira, por acumulação, seguida de um grande golo de Eliseu. Ainda marcaram Maxi e Lima, de volta aos golos depois de um penálti com muito que discutir. 3-1, o Benfica era o primeiro do quarteto da frente a somar três pontos. Seria o único, já lá vamos.

Ainda se jogava na Luz quando o Sporting entrou em campo em Barcelos. A precisar de marcar e de ganhar, com João Mário como novidade no onze e a ser feliz cedo. Adrien primeiro, logo a seguir um grande golo de Nani, esta já não fugia aos leões, depois de três jogos seguidos sem ganhar. Ainda marcaram Slimani e Carrillo: 4-0, o Sporting marcava em 90 minutos tantos golos como os que tinha feito até agora em quatro jornadas.

Faltava, a fechar o domingo, o regressado dérbi do FC Porto. Fez-se esperar, por causa do temporal que se abateu sobre a cidade. Esteve em dúvida, mas começou com 45 minutos de atraso. Foi difícil, duro e acabou como começou. 0-0, o dragão também perdia pontos e deixava o Benfica sozinho na frente.

Segunda-feira fechou a ronda com um empate animado entre Académica e Estoril ( 2-2). Os estudantes estiveram a vencer por 2-0 mas dois golos de Kuca garantiram um ponto à equipa de José Couceiro, que para a próxima semana, em ronda de clássico entre Sporting e FC Porto, recebe o Benfica.