Um mês e meio depois, os adeptos do Sporting voltaram a gritar golo de Bas Dost. Uma, duas e três vezes. O avançado que esteve seis jogos sem marcar voltou em estilo na goleada do Sporting ao Desp. Chaves que assinalou o regresso do «leão» às vitórias, depois de seis jogos em que apenas tinha ganho ao Oleiros, para a Taça de Portugal.

Dost não festejava um golo desde 8 de setembro, quando marcou na vitória do Sporting sobre o Feirense para a 5ª jornada da Liga. Seguiram-se três jogos de campeonato e três de Liga dos Campeões em branco, em todos apenas duas vitórias dos «leões».

Foi a maior seca desde que chegou a Alvalade, embora na época passada também tenha tido um período sem festejar golo, que durou cinco jogos. Mas é sempre anti-natural para um avançado como o holandês, que deixou bem clara na época passada toda a qualidade que tem frente à baliza.

O melhor marcador da Liga 2016/17, com um registo impressionante de 34 golos em 31 jogos (sim, ele só chegou à quarta jornada), arrumou o assunto no domingo. Tinha perto de si Podence, uma dupla que já tinha mostrado o que podia render, entre ambos uma cumplicidade evidente. Que Bas Dost fez aliás questão de salientar no final, com um grande elogio ao companheiro de equipa.

E os golos apareceram. Três de cabeça, o primeiro a um canto batido por Bruno Fernandes, aos 6 minutos, o segundo assistido por Podence, aos 15m, e o terceiro a fechar a goleada do «leão», depois de Acuña ter marcado dois. Aos 75m, mais um cabeceamento, agora a passe de Piccini.

Veja aqui os três golos de Dost