Simone Biles voltou a inscrever o seu nome na história da ginástica mundial. A ginasta norte-america tornou-se na primeira a vencer quatro vezes o concurso geral, o all-around, nos Mundiais, superando a russa Svetlana Khorkina, que se tinha sagrado tricampeã mundial.

Apesar de um cálculo renal que a levou ao hospital na véspera do arranque do Mundial em Doha, no Qatar, a norte-americana, de 21 anos, terminou com 57,491 pontos, impondo-se à japonesa Mai Murakami (55,798), que arrecadou a prata, e à sua compatriota Morgan Hurd (55,732), que defendia o título e ficou com a medalha de bronze.

Simone Biles, que regressou à competição depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde conquistou cinco medalhas, quatro das quais de ouro, alcançou, assim, o 12.º título mundial da carreira.

A prestação de Biles no concurso geral dos Mundiais, que decorrem em Doha, ficou marcada por uma queda na saída do salto, que acabou por não se refletir na classificação final.

Na quinta-feira, Simone Biles já tinha conquistado o título mundial no concurso por equipas, e garantiu a qualificação dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

A ginasta norte-americana está ainda qualificada para as quatro finais individuais por aparelhos dos Mundiais do Qatar.