«O Athletic é melhor equipa e vai jogar a final de Bucareste», a 9 de Maio. Esta é a convicção de Andoni Goikoetxea, antigo jogador do clube de Bilbau (entre 1974 e 1987), embora considere que o jogo com o Sporting será difícil. «É uma boa equipa que chegou às meias-finais depois de eliminar, por exemplo, o Manchester City. É um dos três melhores clubes de Portugal, são competitivos e crescem quando enfrentam equipas de topo», afirmou à «Marca».

Goikoetxea também destacou a importância do clube espanhol jogar a segunda mão da eliminatória, em San Mamés: «Jogar o encontro de volta, em casa, é sempre importante porque os adeptos apoiam muito e, se vierem com um bom resultado da primeira mão, é ainda melhor». O antigo internacional espanhol acredita que a equipa «está em condições de fazer história», pois tem a final da Taça do Rei assegurada (vai defrontar o Barcelona) e pode atingir a final da Liga Europa. Nesse caso «os rivais seriam o Valência ou o Atlético de Madrid, duas equipas do mesmo nível do Athletic, e aí seria 50 por cento para cada lado».

O antigo futebolista ainda recordou a eliminatória perdida para os «leões» há 27 anos. «Éramos uma grande equipa e tínhamos muita ilusão. No primeiro jogo conseguimos ganhar por 2-1, no San Mamés, mas no outro encontro foi diferente. Foi um jogo intenso e perdemos por 3-0 frente a um Sporting que tinha jogadores como Oceano e Carlos Xavier, que mais tarde atuaram pela Real Sociedad.»