Gonçalo Guedes e Salvio amenizaram a derrota do San Paolo, que poderia ter entrado para a galeria de horrores do Benfica, mas se livraram o jogo de Nápoles de ficar na história negra dos encarnados na Europa, não foram suficientes para impedir as águias de entrarem numa missão que nunca conseguiram cumprir.

Nas épocas em que teve três representantes em prova, esta é já a pior prestação do trio de clubes portugueses ao fim de duas jornadas, em ex aequo com 2014/15. Na temporada passada, Benfica e FC Porto conseguiram 10 em 12 pontos possíveis. Um ano depois, há uma inversão total, com águias e dragões a conseguiram apenas dois pontos em conjunto.

O Sporting é a novidade de uma época para a outra e, neste momento, o mais bem comportado do trio nacional. Assim, em 18 pontos possíveis dos seis jogos que realizaram, as equipas portuguesas conseguiram cinco: ou seja, cerca de 28 por cento, em contraste com os 83 de 2015/16.

Ao pormenor, avaliámos o que significam estes pontos na história de cada clube na Liga dos Campeões. Para o FC Porto não há impossíveis, enquanto o Benfica terá de imitar os feitos dos dragões.

Os encarnados estiveram numa fase de grupos da Liga dos Campeões por 11 vezes e em duas ocasiões somaram um ponto ao fim da jornada 1 e 2: o resultado foi uma eliminação (2006/07) e uma passagem para a Liga Europa (2012/13). Ou seja, nunca o Benfica conseguiu chegar aos oitavos de final da Champions com um ponto ao fim de dois jogos. Já agora, em 2007/08 e 2014/15 as águias somavam zero pontos após duas jornadas.

Já o FC Porto está mais habituado a esta situação. É verdade que os dragões têm mais presenças na competição desde que há fase de grupos, mas nas seis vezes que chegaram à terceira jornada com um ponto, conseguiram qualificar-se em metade.

Mais até: na primeira vez que o conseguiram até foram campeões europeus (empate em Partizan e derrota em casa com Real Madrid) com José Mourinho ao leme. Seguiram-se as temporada de 2004/05 e 2006/07, que só terminaram nos oitavos de final.

Refira-se que o FC Porto só esteve em pior situação do que esta por uma vez: teve zero pontos ao fim de dois jogos em 1997/98 e foi eliminado das provas da UEFA.

E o Sporting? Como diz a história, o leão tem menos currículo na Liga dos Campeões e só por uma vez chegou aos oitavos de final da competição. Assim, o que significa para o leão ter três pontos à segunda jornada? 

Curiosamente, quando chegou à fase seguinte, era essa a pontuação leonina, num grupo com Barcelona, Shakhtar Donetsk e Basileia em 08/09. Mas também é verdade que em 2007/08 tinha três pontos e caiu.

Em 1997/98 e 2006/07, o Sporting esteve mais bem colocado para chegar aos oitavos de final. Tinha quatro pontos nessas épocas, mas só conseguiu mais três e mais um, nos quatro jogos seguintes e acabou fora das provas europeias. Na primeira daquelas temporadas ficou atrás do Mónaco de Barthez, Sagnol, Thierry Henry e Trezeguet e ainda do Leverkusen; em 06/07, atrás de Bayern, Inter de Milão e Spartak Moscovo.