É agora que cai o pano sobre as competições nacionais de clubes. Ficarão a faltar as finais europeias e um verão de futebol de seleções por todo o mundo. Já começou, aliás, com o Mundial sub-20, mas por agora o foco é nas despedidas. E ainda há muito para decidir lá por fora.

Começa logo na sexta-feira, com a última jornada da Liga francesa e o Mónaco a procurar a confirmação da sobrevivência, a fechar uma época de pesadelo. Segue num sábado reservado a finais de Taça, de Portugal a Espanha passando pela Escócia e Alemanha (com o Sporting-FC Porto para seguir aqui EM DIRETO), e fecha no domingo de todas as decisões de Liga dos Campeões em Itália.

Sexta-feira:

Nice-Mónaco (20h05, Eleven5)

Última jornada da Liga francesa e o Mónaco muito perto de poder respirar fundo. A vitória na jornada passada, aliada aos outros resultados, permitiu à equipa de Leonardo Jardim pôr-se praticamente a salvo da descida e salvar o essencial numa época de pesadelo. O Mónaco tem mais três pontos que o Caen, a equipa que está no lugar do play-off de manutenção e defronta o Bordéus à mesma hora (20h05, Eleven3), além de ter sete pontos de vantagem na diferença de golos. Na fuga à descida, a única decisão que resta nesta última jornada da Ligue 1, estão ainda Amiens e Dijon, com o Guingamp já despromovido.

Sábado:

Hearts-Celtic (15h00, SportTV5)

O sábado de finais de Taça começa em Hampden Park, onde a expectativa reside em perceber se o Hearts conseguirá contrariar as probabilidades e impedir uma «tripla tripla» do Celtic. O grande dominador do futebol escocês manteve a hegemonia esta temporada. Ganhou a Liga, ganhou a Taça da Liga e se vencer a Taça da Escócia fará o pleno das competições domésticas pelo terceiro ano seguido.

Portugal-Coreia do Sul (14h30, RTP1)

A estreia da seleção nacional no Mundial sub-20, frente ao vice-campeão asiático. Um primeiro jogo que é sempre importante, para uma equipa portuguesa que chega à Polónia com muita ambição. A prova começou na quinta-feira e haverá vários outros jogos com transmissão direta, incluindo no fim de semana.

Leizpig-Bayern Munique (19h00, SportTV3)

Próxima paragem, Berlim. Uma final da Taça da Alemanha que promete, entre o heptacampeão e o terceiro classificado. Muito em jogo para o Bayern Munique, à procura de uma dobradinha que lhe escapa desde 2015/16, mas talvez mais ainda para o RB Leipzig, à procura de selar a sua ascensão meteórica com um primeiro grande troféu. Nos dois duelos desta época, o Bayern venceu em casa e o jogo da segunda volta em Leipzig acabou com um nulo.

Barcelona-Valencia (20h00, Eleven1)

E por fim Sevilha e o Estádio Benito Villamarin na decisão da Copa do Rei. Jogo grande entre duas equipas com estados de alma bem diferentes, um título em jogo também para os portugueses Nelson Semedo, ainda em dúvida no Barcelona depois da contusão sofrida na semana passada, e Gonçalo Guedes. O Barça foi campeão e pode conquistar a dobradinha, mas a época terá sempre o sabor da desilusão da eliminação da Liga dos Campeões e uma derrota pode complicar mais ainda a vida de Ernesto Valverde. Pelo contrário, o Valencia veio de trás para uma recuperação notável na Liga que lhe permitiu segurar sobre a meta o último lugar de Liga dos Campeões. Coroar a época com a conquista da Taça, que o clube não vence há mais de dez anos, seria ouro sobre azul.

Domingo:

Inter-Empoli (19h30, SportTV1)

SPAL-Milan (19h30, SportTV2)

Atalanta-Sassuolo (19h30, SportTV3)

Cá está a última jornada da Serie A e com ela grande decisão que resta nas Ligas de topo, dois lugares na fase de grupos da Liga dos Campeões para atribuir através do campeonato italiano. Estão na corrida Atalanta e Inter, ambos com 66 pontos, Milan, com 65, e já reduzida a hipóteses remotas a Roma, com 63. São dezenas os cenários possíveis, incluindo um empate a quatro, que nesse caso apuraria Inter e Milan. Com todos os jogos à mesma hora (a Roma recebe o Parma) e também a cruzarem-se com uma luta pela manutenção que não está menos embrulhada. O Inter recebe um Empoli aflito, com 38 pontos, mais um que o Génova, a equipa que parte para a última jornada no lugar de descida que resta decidir. Além disso, Fiorentina e Udinese, ambos com 40 pontos, ainda não estão a salvo

Todas as transmissões em direto do fim de semana

Sexta-feira:

Uruguai-Noruega sub-20 (19h30, RTP2)

Utrecht-Vitesse (19h45, SportTV1)

Nice-Mónaco (20h05, Eleven5)

Stade Reims-PSG (20h05, Eleven1)

Marselha-Montpellier (20h05, Eleven2)

Caen-Bordéus (20h05, Eleven3)

Rennes-Lille (20h05, Eleven4)

Nimes-Lyon (20h05, Eleven6)

Orlando City-LA Galaxy (00h05, SportTV2)

Sábado:

Portugal-Coreia do Sul Sub-20 (14h30, RTP1)

Hearts-Celtic (15h00, SportTV5)

Frosinone-Chievo (17h00, SportTV2)

Leizpig-Bayern Munique (19h00, SportTV3)

Bolonha-Nápoles (19h30, SportTV2)

Barcelona-Valencia (20h00, Eleven1)

Chicago Fire-New York City (20h50, SportTV1)

Domingo:

Shanghai SIPG-Beijing Guoan (12h35, SportTV2)

Torino-Lazio (14h00, SportTV1)

St. Mirren-Dundee United (15h00, Eleven1)

Sampdoria-Juventus (17h00, SportTV1)

Inter-Empoli (19h30, SportTV1)

SPAL-Milan (19h30, SportTV2)

Atalanta-Sassuolo (19h30, SportTV3)

Polónia-Taiti sub-20 (19h30)

Sporting Kansas City-Seattle Sounders (23h20, SportTV1)

(artigo originalmente criado às 23h47 de 23/05/2019)