Intervalo no futebol de clubes, tempo de seleções. Um fim de semana de pausa do ritmo intenso das últimas semanas para a última paragem do ano. Em tempo de decisões na nova Liga das Nações da UEFA, e também com muitos particulares pelo meio. Há jogos grandes no menu das transmissões televisivas em direto e há outros que são verdadeiros desafios à dedicação do adepto de sofá.

A Liga das Nações tem uma dupla jornada final que começou nesta quinta-feira e só acaba na terça-feira. Já nesta sexta-feira, a França pode tornar-se a primeira equipa apurada para a Final Four, que será em Portugal se a seleção nacional confirmar o apuramento, à distância de um empate: tem duas oportunidades, já no sábado com a Itália e na terça-feira com a Polónia.

Como sempre, mesmo quando o futebol de clubes carrega no botão da pausa, o Maisfutebol cá está para dar uma ajuda no planeamento do fim de semana no sofá.

De caminho, fique com o link com os resultados e classificações da Liga das Nações. E já agora o que precisa de saber sobre o formato e implicações da nova competição da UEFA.

Sexta-feira:

Holanda-França (19h45, SportTV1)***

Jogo para o Grupo 1 da Liga A da Liga das Nações. Um clássico, com muito talento em campo, ainda que com claro favoritismo do campeão do mundo frente a uma Holanda em reestruturação depois dos falhanços dos últimos anos. A França, que venceu a Holanda em casa no arranque da Liga das Nações e tem nove pontos em três jogos precisa apenas de um ponto para marcar lugar na Final Four. Se perder terá de esperar pela visita da Holanda à Alemanha na segunda-feira (19h45, SportTV1). Se ganhar à França, a Holanda, atualmente com três pontos, mantém as hipóteses de apuramento em aberto e além disso condena logo a «Mannschaft», que tem apenas um ponto e ficaria automaticamente despromovida.

Gales-Dinamarca (19h45, SportTV4)**

O jogo em que se defrontam os dois candidatos à promoção no Grupo 4 da Liga B. Com a Irlanda já fora da corrida, se houver um vencedor neste jogo garante desde logo a subida à Liga A. Caso contrário fica adiado para a última jornada, na terça-feira, quando a Dinamarca recebe a Irlanda (19h45, SportTV3).

Brasil-Uruguai (20h00, SportTV2)***

Um particular entre velhos conhecidos. Com a Liga das Nações a ocupar quase todas as datas das seleções europeias, o Brasil terá um ensaio com um rival sul-americano. Mas viajaram ambos até à Europa, onde jogam a maioria dos seus jogadores, e o palco do encontro será o Emirates, em Londres. Entre Brasil e Uruguai nunca é a feijões e este será um bom teste às duas seleções com vista à Copa América 2019 e com a memória recente do último confronto, na qualificação para o Mundial, que terminou com goleada do Brasil (4-1) a um Uruguai então sem Luis Suarez. A «Celeste» vai depois defrontar na terça-feira a França, depois do duelo dos quartos de final do Mundial que os «Bleus» venceram na caminhada para o título.

Sábado:

Sérvia-Montenegro (14h00, SportTV1)**

O primeiro encontro de sempre entre dois países que até há pouco mais de dez anos jogavam sob a mesma bandeira aconteceu em outubro em Pogdorica e a Sérvia venceu por 2-0. Além de todo o peso histórico e político, é o duelo entre os dois primeiros do Grupo 4 da Liga C. A Sérvia lidera com oito pontos, contra sete do Montenegro e seis da Roménia, e pode ficar já promovida, se vencer e a Roménia não ganhar à já despromovida Lituânia.

Itália-Portugal (19h45, RTP1)

Jogo grande em San Siro para a seleção nacional, que pode marcar já a presença na Final Four, assegurando de caminho que o mini-torneio de apuramento do vencedor seria em Portugal, em junho do próximo ano. Basta um empate a Portugal, que em setembro venceu a Itália na Luz e bateu também a já eliminada Polónia. Em caso de derrota, a decisão fica marcada para terça-feira, em Guimarães, com a Polónia (19h45, RTP1).

Domingo:

Inglaterra-Croácia (14h00, SportTV2)***

Tudo parecia feito para a Espanha, mas a vitória da Croácia sobre a Roja nesta quinta-feira baralhou as contas do Grupo A, onde a Espanha lidera com seis pontos, seguida de Croácia e Inglaterra com quatro. Tudo vai decidir-se aqui, no último jogo do grupo, que será o terceiro encontro das duas seleções em cinco meses. Depois da meia-final do Mundial 2018, quando a Croácia acabou com o sonho da Inglaterra nos penáltis, o encontro em Rijeka na primeira volta da Liga das Nações terminou sem golos. Quem vencer agora em Wembley vai à Final Four, o derrotado será despromovido. Se empatarem é a Espanha quem passa.

Suíça-Bélgica (19h45, SportTV1)**

Último jogo do grupo entre os dois candidatos à Final Four. A Bélgica venceu a já eliminada Islândia nesta quinta-feira e segue lançada como líder do Grupo 2 da Liga A, com nove pontos. Mas a Suíça, que tem seis pontos e perdeu na Bélgica por 1-2, apura-se se ganhar por 1-0, 2-1 ou  vencer por dois golos de diferença. Se ganhar por um golo de diferença mas a Bélgica marcar mais que um levam os Diabos a melhor, face ao critério de desempate dos golos marcados fora.

Todas as transmissões em direto do fim de semana

Sexta-feira:

Holanda-França, Liga A (19h45, SportTV1)***

Eslováquia-Ucrânia, Liga B(19h45, SportTV3)**

Gales-Dinamarca, Liga B (19h45, SportTV4)**

Chipre-Bulgária, Liga C (19h45, SportTV5)*

Brasil-Uruguai, Particular (20h00, SportTV2)***

Sábado:

Sérvia-Montenegro, Liga C (14h00, SportTV1)**

Turquia-Suécia, Liga B (17h00, SportTV1)**

Azerbaijão-Ilhas Faroé, Liga D (17h00, SportTV2)*

Malta-Kosovo, Liga D (17h00, SportTV5)*

Itália-Portugal; Liga A (19h45, RTP1)

Albânia-Escócia, Liga C (19h45, SportTV2)**

Roménia-Lituânia, Liga C (19h45, SportTV3)*

Domingo:

Inglaterra-Croácia, Liga A (14h00, SportTV2)***

Irlanda do Norte-Áustria, Liga B (17h00, SportTV1)**

San Marino-Bielorrússia, Liga D (17h00, SportTV2)*

Moldávia-Luxemburgo, Liga D (17h00, SportTV3)*

Suíça-Bélgica, Liga A (19h45, SportTV1)**

Hungria-Finlândia, Liga C (19h45, SportTV3)*

Grécia-Estónia, Liga C (19h45, SportTV4)*

Espanha-Bósnia, Particular (19h45, SportTV2)**