Jorge Jesus, treinador do Sporting, foi uma das personalidades presentes esta terça-feira na Assembleia da República no colóquio de homenagem ao professor Manuel Sérgio.

O técnico revelou que, quando esteve no Benfica, convidou o professor catedrático para fazer parte da equipa técnica. «Muitas pessoas não sabem mas o professor Manuel Sérgio fez parte de uma das equipas técnicas quando eu treinava o Benfica», contou Jorge Jesus aos jornalistas no final da sessão.

«Despertou-me para outros temas que não têm tanto a ver com o treino e fez de mim um treinador muito melhor e virado para outras áreas a que eu, sem ele, se calhar, não conseguia chegar», explicou.

«Estou-lhe agradecido e vim prestar-lhe a minha homenagem pelos ensinamentos que me deu ao longo dos meses em que trabalhou comigo», disse ainda, frisando que «é um homem que sabe perfeitamente o que é o mundo do desporto e do futebol.»

Jesus fez ainda questão de contar uma curiosidade que viveu com o professor. «Quando trabalhava comigo, dia sim, dia não, trazia-me um livro de um filósofo para eu ler, de 600 páginas, e eu dizia-lhe: por favor não me traga mais livros porque a minha cabeça já está a inchar de tanto ler.»

Apesar das queixas na altura, o treinador admite que foram leituras úteis. «Acabou por ser esse lado da filosofia que me fez fazer uma reflexão entre a prática e a teorização, e que me obrigou a criar mecanismos para eu hoje ser mais treinador.»

Durante a intervenção no colóquio e recordando a experiência conjunta que tiveram durante uma época ao serviço do Benfica, o timoneiro dos leões assinalou ainda que Manuel Sérgio foi apanhado «nas armadilhas do futebol»: «Não continuou mais porque não sabia o que era o mundo do futebol e ele foi apanhado numa armadilha. E o futebol tem muitas armadilhas.»

Jorge Jesus elogiou a «inteligência acima do normal» de Manuel Sérgio e agradeceu o «convívio que o ajudou a crescer», enquanto treinador.

Os elogios de Jorge Jesus mereceram também uma rápida retribuição de Manuel Sérgio, que destacou a aprendizagem ao lado do atual treinador do Sporting.

«É preciso ter muito respeito por homens como Jorge Jesus. Aprendi muito com ele, como quero aprender com toda a gente enquanto for vivo. Foi um mestre para mim em muitos aspetos», vincou.