Menos de um mês depois de concluída a campanha portuguesa no Mundial-2006, «A Pátria fomos nós!» é o primeiro livro dedicado a recordar o Verão que deixou o País colado à televisão. E tem a particularidade de ser um livro escrito «pelo lado de dentro», uma vez que o seu autor é Afonso de Melo, actual assessor de imprensa da Selecção.
Em forma de diário, tem início a 15 de Maio, data que marca o início da aventura, com o anúncio da convocatória de Luiz Felipe Scolari e termina a 9 de Julho, com a festa de consagração à comitiva lusa, no estádio Nacional, poucas horas antes de Itália e França decidirem o título em Berlim.
As fotografias de Francisco Paraíso e José Vidal expõem um pouco do lado fechado da equipa, daquele quotidiano a que adeptos e jornalistas não têm acesso, enquanto os textos de Afonso de Melo, escritos «a quente», dia após dia, retratam ao longo de 238 páginas parte do estado de espírito do grupo que, pela segunda vez na história do futebol nacional colocou Portugal entre as quatro melhores selecções do Mundo.
«A Pátria fomos nós!» é editado pela Prime Books, custa 14,40 euros, e tem lançamento marcado para a próxima quinta-feira, dia 3, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Vasco da Gama.