A Comissão de Instrução e Inquéritos determinou o arquivamento de um processo disciplinar aberto a José Augusto, treinador do Portimonense, por alegados insultos racistas proferidos contra Mama Baldé, jovem do Sporting B.

Os factos ocorreram a 6 de fevereiro, em jogo da II Liga realizado em Portimão e que a equipa da casa venceu por 2-0. Já na segunda parte, e num lance junto ao banco do Portimonense, José Augusto diz algumas palavras em direção a Mama Baldé.

Apesar de ter sido acusado de imediato de racismo, o treinador do Portimonense acabou por ser ilibado.

« Das declarações prestadas pelo Sr. Mama Baldé resulta claramente que o alegado visado pelas eventuais declarações discriminatórias do arguido não as ouviu. Ademais, não as participou», refere a Comissão de Instrução e Inquéritos.

«O certo é que inexiste qualquer prova direta da ocorrência: o visado afirma que não ouviu quaisquer declarações ofensivas, elas não vêm mencionadas nos Relatórios Oficiais do jogo e a visualização das imagens não permite, sem margem paro uma dúvida razoável, precisar o exacto conteúdo e enquadramento daquilo que terá sido dito pelo arguido.»