[Artigo atualizado - artigo original de 21 de dezembro de 2011]

NOTA: este artigo foi publicado por ocasião dos 20 mil golos na Premier League. Esta terça-feira, o campeonato inglês completa as suas Bodas de Prata e o Maisfutebol recorda, na voz do ex-benfiquista Brian Deane, esse momento icónico.

«Parece que foi ontem e já passaram vinte anos...». A memória fresca não se deixa diluir com o passar do tempo. Brian Deane, antigo avançado do Benfica, é, por estes dias, um nome em voga na Premier League. Novamente na ribalta por ter aberto o caminho aos demais.

Num dia que pode ficar na história como aquele em que o principal campeonato inglês encontrou o seu golo 20 mil, o Maisfutebol conversou com o autor do primeiro de todos.

Brian Deane actuava no Sheffield United que começava a temporada 1992/93, a primeira com a designação actual, frente ao poderoso Manchester United.

«Foi memorável vestir a camisola do Benfica»

«Não foi um golo muito bonito. Houve um lançamento lateral, eu antecipei-me ao Gary Pallister e mergulhei de cabeça. Foi especial por ser ao Manchester United, que era a equipa que partia como favorita para o título. E ao Peter Schmeichel, um dos melhores guarda-redes de sempre», lembra Brian Deane.

O antigo avançado não tem dúvidas. Aquele golo está longe de ser o melhor da carreira mas é o mais importante. «É algo que nunca ninguém me vai tirar. Quando se fala de recordes há sempre alguém que pode fazer melhor e esquecem o anterior. Mas por muitos golos que se marquem, todos se vão lembrar de mim porque marquei aquele», explica.

«É o golo mais importante da minha carreira. Mas felizmente marquei muitos mais», atira, entre risos.

«Premier League é o campeonato mais entusiasmante»

A Premier League de então era bem diferente daquela que, actualmente, os portugueses podem ver semanalmente. «Já era um campeonato de topo, mas estava longe de outros», admite Brian Deane.

«Era diferente. Hoje tem alguns dos melhores jogadores do mundo. E esses, na altura, estavam em Itália. Os alemães, os holandeses e os principais jogadores brasileiros e argentinos. Esses só começaram a vir para Inglaterra alguns anos depois», lembra.

Por isso mesmo, actualmente, Brian Deane não tem dúvidas num ponto: «A Premier League é o mais entusiasmante campeonato do mundo. O melhor não sei, mas é um campeonato que faz a diferença pelos ambientes que tem e porque tem grandes jogadores.»

«Golos marcantes deviam ser para jogadores marcantes»

Por estes dias, Deane tem sido alvo de muita curiosidade. Com esta aproximação ao golo 20 mil, é natural que se queira lembrar quem fez o primeiro.

Brian Deane a abrir. Les Ferdinand fez o golo 10 mil. E o 20 mil? «Gostava que fosse o Van Persie, talvez», admite.

«Tenho a convicção de que os golos marcantes deviam ser para jogadores marcantes. Porque pode ser qualquer um a fazer o golo 20 mil. Eu gostava que fosse um avançado e espero que seja de uma referência do campeonato», conclui.

Veja o primeiro golo de sempre da Premier League: