O guarda-redes Brad Friedel vai terminar a sua carreira no final da temporada, anunciou, esta quinta-feira o Tottenham, no seu site oficial. O norte-americano abandona assim os relvados aos 44 anos, após uma carreira repleta de passagens por grandes clubes.

«Vou sentir falta do contacto diário com treinadores e jogadores», afirmou o veterano. «Realmente, não há nada como isso, mas o meu 44.º aniversário está aí e eu penso que é uma boa altura para esta decisão», concluiu Friedel, que completa 44 anos na próxima segunda-feira.

O guarda-redes faz um balanço positivo da carreira. «Estou incrivelmente orgulhoso do que alcancei», confessou. «Quando comecei este percurso, nunca imaginei que fosse tão longo, joguei 23 temporadas e representei clubes incríveis»

Friedel jogou emblemas como o Newcastle, Galatasaray, Liverpool, Aston Villa, Brondby, Colombus Crew, Blackburn Rovers e Tottenham. Detém também o recorde de mais jogos como titular na liga inglesa consecutivos, 310.

Conquistou ainda 82 internacionalizações pela seleção norte-americana, representando a mesma nos Mundiais de 1994, 1998 e 2002. A última equipa foi o Tottenha, desde 2011, onde foi relegado para o banco na época seguinte pelo francês Hugo Lloris.

O embaixador dos Spurs nos Estados Unidos vai agora tornar-se comentador de futebol na estação televisiva norte-americana Fox Sports. Pretende ainda concluir a formação de treinador.