Estavam decorridos 77 minutos quando, perante 2900 espectadores, no Stadion Baltika, o suplente Aleksey Averjanov marcou neste sábado o golo que garantiu ao Luch Energia Vladivostok a sua vitória mais sofrida da temporada, na FNL, o equivalente à II divisão russa. Mas «sofrida», neste caso, tem um significado ligeiramente diferente do costuma usar-se no futebolês: o sofrimento não resultou tanto do resultado escasso (2-1) ou dos golos ao cair do pano, mas das quase dez horas de viagem a que a equipa se sujeitou, superando oito fusos horários. Só para a ida, que o regresso obrigou a uma viagem com outro tanto.

Não há, em todo o universo do futebol, um jogo de campeonato doméstico com adversários tão afastados como o Baltika-Luch Energya. Nem um jogo que ilustre de forma tão massacrante o gigantismo de um país-continente como a Rússia. Dez horas parecem muito, mas é impossível percorrer mais rapidamente os 7400 quilómetros que separam Vladivostok, no extremo Leste da Rússia, de Kalininegrado. Herança geográfica da II Guerra Mundial, sob a forma de um exclave situado entre a Polónia e a Lituânia, em pleno Báltico, a cidade é a sede do FC Baltika, o derrotado deste fim de semana. Quem tentar fazer a ligação por via terrestre ganha um acrescento de quase 4 mil quilómetros, e a garantia de que não conseguirá percorrer a distância em menos de nove dias – e só a conduzir por turnos, 16 horas por dia.

Foi uma experiência semelhante à tentada, em 2006, por um trio de ultras do Zenit S. Petersburgo, que pegou num velho Honda Civic para ligar o B áltico ao Pacífico. Partiram com uma semana de antecedência, rumo a Vladivostok, onde a sua equipa ia jogar. Chegaram a tempo de assistir a uma vitória por 2-0, mas o carro, com 13 anos, não resistiu à viagem de regresso, que teve de ser terminada de comboio. Como a história correu mundo, o clube encarregou-se de escrever-lhe um final feliz, oferecendo aos adeptos um carro novo, a troco do velho Honda, que ficou em exibição na galeria de glórias do atual clube de André Villas-Boas, Neto e Danny.

Nessa altura, o Luch Energia Vladivostok ainda estava no escalão principal, para grande incómodo dos outros clubes da Liga russa. Ninguém exprimiu de forma tão clara essa irritação como o internacional Igor Akinfeev, numa tarde em que a sua equipa sofreu uma goleada por 4-0, muito facilitada pelos problemas de adaptação ao fuso horário: «Não percebo por que razão eles não se juntaram à Liga do Japão», afirmou então o guarda-redes do CSKA Moscovo. Um desabafo a que a geografia dá alguma razão: se Vladivostok, no extremo Oriental do transiberiano, fica a mais de 6 mil quilómetros de Moscovo, em linha reta está apenas a escassas dezenas de quilómetros das fronteiras com a China e a Coreia do Norte e a cidade é banhada pelas águas do Mar do Japão.

Em abril deste ano, quando os extremos se tocarem novamente e o Baltika retribuir a visita a Vladivostok, os elementos da comitiva vão percorrer uma distância equivalente a dez viagens entre Faro e Chaves, ou três vezes superior à que separa Kaliningrado de Lisboa. Ao todo, contas feitas, jogar no Luch Energyia Vladivostok, ou acompanhar a equipa nos jogos da FNL - sim, estiveram adeptos visitantes no Stadion Baltika, há fotos! - implica um mínimo de 190 mil quilómetros de avião por temporada. Não é fácil, portanto, convencer nomes sonantes do futebol internacional a sujeitar-se ao ciclo de maratonas de avião (17 por ano, no mínimo), ainda para mais num clube que perdeu a maior parte dos apoios financeiros com a crise energética em 2007. Ainda assim, há quatro estrangeiros no atual plantel do Luch Energya, entre eles, fatalmente, um brasileiro de 26 anos - o médio Nivaldo, que brilhava anteriormente no Atyrau, do Cazaquistão. Vendo bem as coisas, talvez Nivaldo tenha dado um passo em frente na carreira. Especialmente se o contrato der para acumular milhas num programa de passageiro frequente.

Fans van Baltika reisden afgelopen weekend liefst 11.000 kilometer om hun ploeg te steunen bij Luch-Energia (1-1). pic.twitter.com/pTn0pt0nlx

— Voetbalzone.nl (@voetbalzonenl) March 14, 2014