David Beckham vai ser distinguido com o «Prémio Presidente» da UEFA.

Descrito como um «verdadeiro ícone futebolístico da sua geração» por Aleksander Ceferin, líder do organismo máximo do futebol europeu, David Beckham recebe este ano o prémio destinado a distinguir feitos extraordinários, excelência profissional e qualidades pessoais exemplares, que contribuem para o sucesso e desenvolvimento da modalidade. 

Em declarações reproduzidas pela UEFA, Cefrerin diz ainda que Beckham «tem sido um embaixador global do futebol, promovendo a modalidade e os seus valores pelo mundo», e elogia «os seus esforços humanitários incansáveis, que ajudaram a vida de inúmeras crianças, também devem ser elogiados».

«Durante a minha carreira dei sempre 100 por cento e tentei respeitar ao máximo valores como o trabalho de equipa e o 'fair play', por isso estou orgulhoso por juntar-me à ilustre lista de jogadores que já foram distinguidos com este prémio», afirma David Beckham.

«A minha carreira no futebol permitiu-me participar ativamente na tentativa de melhorar a vida de inúmeras crianças espalhadas pelo Mundo, em cooperação com a UNICEF, e dá-me imenso prazer ser capaz de retribuir algo à sociedade», acrescentou.

O antigo jogador de Manchester United, Real Madrid, LA Galaxy, AC Milan e PSG foi um dos finalistas vencidos à Bola de Ouro em 1999, conquistada por Rivaldo, e esteve presente por duas ocasiões na Equipa do Ano da UEFA, em 2001 e 2003.

David Beckham sucede a Francesco Totti como vencedor do Prémio Presidente da UEFA, e torna-se no terceiro jogador inglês a receber a distinção, depois de Bobby Robson e Bobby Charlton, em 2002 e 2008, respetivamente.