A Comissão Jurídica da Liga Francesa de Futebol seguiu as recomendações da FIFA e, após reunião realizada esta sexta feita, decidiu proibir o médio francês Hatem Ben Arfa de participar em jogos oficiais pelo Nice até ao final da temporada.

A decisão do organismo que tutela o futebol gaulês tem por base as orientações da Comissão do Estatuto do Jogador da FIFA.

No entanto, a Comissão procedeu à homologação do contrato do jogador, com a duração de 18 meses, o que permite ao internacional francês, de 27 anos, continuar a treinar dentro da legalidade.

Nice vai recorrer
 
Depois de tomar conhecimento da decisão, o Nice fez saber que vai recorrer para o Tribunal administrativo.

«A decisão foi finalmente conhecida depois de um mês. A decisão não nos surpreendeu, tendo em conta a forma como as autoridades francesas encaram o caso desde o início, tanto na forma como no conteúdo. Agora vamos recorrer para o Tribunal Administrativo», sublinhou o presidente Jean-Pierre Rivere.

Ben Arfa jogou no Hull City a primeira metade da temporada, por empréstimo do Newcastle, tendo antes sido utilizado em dois encontros pelos sub-21 dos magpies: um amigável com o Barnsley, em agosto, e outro com o Reading, ambos inseridos no Torneio dos Centros de Formação.

Esta prova, recentemente criada em Inglaterra, é considerada oficial pela Federação Inglesa e será esta prerrogativa que estará na base na decisão do órgão que tutela o futebol mundial.