«As inspirações foram muitas. Este tipo de projetos tem uma forte componente de identidade do destino. Por essa razão foi com naturalidade que, à medida que pesquisávamos, surgiram as mais variadas inspirações. Sendo esse destino a Rússia, é fácil imaginar a riqueza e diversidade cultural com que nos deparámos», contou Miguel Viana, num depoimento por escrito.
O responsável criativo explicou que a Brandia Central foi convidada a participar no concurso internacional, ao qual concorreram oito agências. «Ganhámos o concurso e desde aí temos estado a desenvolver o projeto», referiu Miguel Viana, acrescentando que o logótipo contém referências ao «país anfitrião, à própria FIFA e à sua visão sobre o futebol».
«O logótipo representa a magia da Rússia (...) e a sua capacidade única de sonhar e concretizar esses sonhos. A aventura espacial russa é um dos melhores exemplos dessa alma, daí a inspiração que se vê no topo do símbolo, onde uma bola de futebol assume também um caráter «espacial» com janelas que convidam a descobrir a marca e o evento», explicou.
O diretor do projeto, que por razões contratuais não pode tornar públicas as verbas envolvidas, admitiu que o sucesso da empresa – responsável, entre outros, pelos logótipos do Euro2012, do Euro2016, e da Taça América Chile 2015 – é «a sua equipa extraordinária».
«[A Brandia] tem pessoas com muito talento, dedicadas, que trabalham muito para chegar mais fundo e com isso à verdade e relevância de cada projeto. Estes projetos de maior visibilidade internacional que ganhámos - todos em concursos internacionais – (...) também nos dão uma experiência baseada em resultados e em aprendizagem que se faz em cada um», disse ainda.
RELACIONADOS
Euro 2016 já tem logótipo, com assinatura portuguesa