O Barcelona goleou este sábado o Girono por 6-1, num dérbi da Catalunha que contou com Nelson Semedo em campo os noventa minutos, na direita da defesa, enquanto André Gomes ficou de fora dos convocados.

Ernesto Valverde apostou num ataque com Dembelé, Messi, Luis Suárez e Phillipe Coutinho, colocando as estrelas todas em campo, e não podia ter sido mais feliz: Messi apontou dois golos, Luis Suárez fez três e Coutinho marcou um golaço, no momento alto da noite: recebeu à entrada da área, rodou sobre dois adversários e disparou em arco bem colocado.

Refira-se já agora que Messi chegou aos 22 golos e Luis Suárez chegou aos 20, sendo que o terceiro classificado na lista de melhores marcadores tem 15 golos. A luta pelo Pichichi parece ser, portanto, entre dois jogadores do Barcelona.

Resultados e classificação da liga espanhola

Phillipe Coutinho, de resto, fez um golo e uma assistência, enquanto Dembelé fez uma assistência. Messi fez uma assistência e dois golos, sendo que nunca tinha marcado ao Girona, pelo que já fez golos a 34 adversários no campeonato espanhol.

O Girona até entrou bem no jogo e marcou logo aos dois minutos, por Portu, que aproveitou da melhor forma um erro de Umtiti, que ficou à espera da saída de Ter Stegen, para abrir o marcador. Portu tornou-se assim o primeiro jogador a fazer golos aos quatro primeiros classificados: Barcelona, At. Madrid, Real Madrid e Valencia.

A resposta do Barcelona foi contudo demolidora, fez seis golos (quatro dos quais ainda na primeira parte) e segurou a liderança com mais dez pontos do que o At. Madrid, que tem contudo um jogo a menos.