Esteban Granero passou pelo Real Madrid entre 2009 e 2012, esteve longe de ser memorável, mas a verdade é que integrou o plantel que venceu a última liga pelos merengues, com Jose Mourinho, que agora elogia, ao leme.

Em entrevista à rádio EFE, Granero, que alinha atualmente pela Real Sociedad, recordou uma conquista que colocou «o Barça no seu lugar», numa altura em que os catalães tinham a hegemonia no futebol espanhol.

«Ganhámos a Liga com 100 pontos com o Mourinho e esse foi o primeiro revés do Barcelona de Guardiola», começou por dizer. »Pusemos o Real no sítio onde devia estar e o Barcelona no seu devido lugar», acrescentou.

Acerca do técnico português, Esteban Granero deixou rasgados elogios e teceu comparações com Zidane, apontando possíveis semelhanças entre ambos: «O que se vê de Zidane e de Mourinho é a ponta do iceberg. Existem provavelmente muitas semelhanças entre ambos».

«O Mourinho é um encanto. Grita quando tem de gritar. É muito inteligente na forma como utiliza a comunicação social como filtro ou para lançar as suas mensagens, sempre em benefício dos jogadores», referiu.

A conquista da quarta Bola de Ouro por parte de Cristiano Ronaldo também mereceu um comentário por parte do médio de 29 anos, que considerou que o galardão «não está bem direcionado». Granero explicou: «O prémio de melhor jogador não está bem focado. É um prémio coletivo e os médios deviam ter mais oportunidades. O Xabi Alonso, por exemplo, já podia ter tido uma. Produz muito para que os restantes marquem golos.»

O último defesa a conquistar a Bola de Ouro foi Fábio Cannavaro, em 2006, depois de um ano em que se sagrou campeão do Mundo ao serviço da Itália. Granero destacou Sérgio Ramos como um possível candidato: «Não vejo muitos defesas a ganharem o prémio. O Sérgio Ramos nunca teve uma chance e aposto que isso o magoa. O prémio não reflete realmente os jogadores mais importantes no futebol».

Esteban Granero trocou o Real Madrid pela Real Sociedad no final início da temporada 2012/13. Esta época, participou num total de cinco partidas.