O antigo internacional francês, Éric Abidal, anunciou esta sexta-feira que irá retirar-se do futebol profissional. Aos 35 anos, e depois de ter voltado a jogar futebol após recuperar de um cancro no fígado, o defesa decidiu pôr termo a uma carreira onde brilhou ao mais alto nível, tanto em termos de clubes (Lille, Lyon, Barcelona, Mónaco e Olympiakos, onde se encontrava atualmente) como ao nível da seleção (67 internacionalizações).

Abidal evocou «razões pessoais» para justificar a sua decisão. Numa conferência de imprensa, em Atenas, o jogador apontou que «o desportista de alto nível é o único a saber quando deve terminar a sua carreira» e que, tendo em consideração o seu percurso, acredita que «as pessoas vão entender».

O francês acabou por não revelar muito sobre o seu futuro: «Tenho uma proposta do Barcelona, mas tomarei uma decisão mais tarde. Primeiro quero estar com a minha família.»

Segundo a imprensa espanhola, os catalães ofereceram a Abidal a possibilidade de ser diretor das suas escolas de futebol.