Bobby Robson morreu há cinco anos mas o futebol não o esqueceu.

Em Inglaterra, assinala-se o «Sir Bobby Robson Day» com um conjunto de iniciativas que destacam a marca que Robson deixou no futebol inglês e europeu.

Com o patrocínio da Federação Inglesa (FA), o programa de atividades está focado em Ipswich, terra de «Sir Robson».

Mas serão prestados tributos em vários pontos do Reino Unido e mesmo fora de território britânico.

A 10 de agosto, uma partida entre Arsenal e Manchester City servirá de recolha de fundos para a luta contra o cancro, doença que vitimou «sir Robson» e que levou o antigo técnico a criar a Sir Bobby Robson Foundation.

Greg Dyke, presidente da FA, comentou, no site oficial da federação inglesa : «Estar no Sir Bobby Robson Day do ano passado foi um dos meus primeiros atos no cargo e foi inspirador ver jovens a apreciar o prazer do jogo e a aprender com o futebol».   



Luis Enrique: «Treinador muito marcante»

Luis Enrique, treinador do Barcelona, deixou o seu testemunho no site oficial do Barça: «No meu primeiro ano no Barça, 1996/97, significou muito para mim. Foi o seu primeiro e último ano no clube, com Mourinho. Tive a oportunidade de jogar em muitas posições, muitas partidas e foi um ano de que guardo muito boas recordações e só pode falar de coisas positivas em relação a ele». 



 

Luis Enrique comentou ainda que «para o Barcelona, apesar de só ter passado uma época Robson significa muito, porque foi um ano cheio de títulos, com a Supertaça, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha. Recordo que foi difícil pelas muitas contratações feitas para essa temporada».

«Robson», acrescentou Luis Enrique, era um treinador qualificado, que havia ganho títulos. Tinha uma experiência e bagagem. Era muito respeito a nível geral, com conceitos ofensivos e uma abordagem sensível e próxima».