Há adeptos do Chelsea que até concordam com as críticas de José Mourinho ao ambiente de Stamford Bridge. E entre as soluções que apresentam para animar as coisas no estádio está o regresso de uma espécie de peão, bancada para as pessoas assistirem ao jogo em pé. Além disso, sugerem bilhetes mais baratos, nomeadamente para os jovens, e criticam os stewards «ultra-zelosos» no estádio.


Mourinho criticou a frieza dos adeptos depois da última vitória em casa, frente ao QPR, dizendo que era como jogar num estádio vazio. Perante a reação negativa, o treinador até viria a dizer mais tarde que talvez tenha ido longe de mais. Mas agora o Chelsea Supporters Trust (CST), uma organização de adeptos, vem dar-lhe alguma razão.


O CST divulgou uma inquérito feito junto de 660 membros, já durante o verão, sobre as principais preocupações dos adeptos, e também eles questionam o ambiente em Stamford Bridge. «O ambiente continua a ser uma grande preocupação para os adeptos e o treinador», diz o relatório.


«A recente publicidade que se seguiu aos comentários do treinador sobre a falta de ambiente em Stamford Bridge levou a um debate saudável sobre as razões para isto», afirma ainda Tim Rolls, presidente da associação de adeptos, citado pelo «Telegraph».


A principal recomendação é o recurso a lugares que sigam o conceito de «safe standing», assistir ao jogo em pé em segurança. Nesta altura as bancadas de peão são proibidas em Inglaterra e também pelas instâncias internacionais, por questões de segurança, mas há um movimento para encontrar soluções que possam recuperar o conceito.